Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2013

Uruguai pode ser o primeiro país a legalizar cultivo e venda da maconha
Só os maiores de idade, residentes no país, poderão comprar. A lei também libera o cultivo de até seis pés de maconha em casa.
Uruguai pode ser o primeiro país a legalizar cultivo e venda da maconha
Foto: www.bahianoticias.com.br

Os deputados aprovaram e o Uruguai está próximo de ser o primeiro país do mundo a legalizar a produção e a venda da maconha. Mas a lei é vista com desconfiança pela opinião pública.
Um dia inteiro de debate, em clima de incerteza. Um governista estava contra a proposta e fez mistério até o fim. Foi dele o voto decisivo para a aprovação do texto.

A legalização da maconha permitirá a venda da droga nas farmácias. Até 40 gramas por mês.
Só os maiores de idade, residentes no país, poderão comprar. A lei também libera o cultivo de até seis pés de maconha em casa. O projeto autoriza ainda o plantio para fins científicos e medicinais. Propaganda da droga será proibida, como também o consumo em ambientes públicos.

Para o governo, a legalização vai combater o crime organizado, o tráfico, que tem o usuário de droga como refém.
"Estamos fazendo uma regulamentação abrangente: produção, distribuição, comércio e consumo", afirma o deputado da frente ampla governista, Sebastian Sabini.
Mas a oposição diz que nova lei vai estimular o consumo da maconha, sem atingir o narcotráfico, que lucra mais com a cocaína.
"É necessário mudar o panorama atual, mas estamos no caminho errado", argumenta o oposicionista, Gerardo Amarilla.

Dois de cada três uruguaios são contra a legalização da maconha, segundo pesquisas divulgadas esta semana. Mas a proposta tem o empenho pessoal do presidente José Mujica e conta com a simpatia de alguns organismos internacionais, como a OEA, que vê condições para o país testar políticas novas. O projeto agora segue para o Senado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir