Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2013

"Fazemos coisas doidas", diz artista que divide corda-bamba com o pai
J�nior e �ngelo tiveram no pai a inspira��o para seguir carreira no circo. Hoje, eles viajam o mundo para apresentar juntos n�mero de equilibrismo.

Foto: g1.globo.com

A oito metros do ch�o, os irm�os Angelo e Henri receberam do pai uma s�rie de ensinamentos disfar�ados de traquinagem. Enquanto observavam o criador na corda bamba, tornaram-se criaturas de circo e aprenderam tudo sobre coragem, confian�a e equil�brio. A caminhada nas alturas tornou-se o ganha-p�o dos tr�s que, juntos, protagonizam h� 20 anos n�meros de equilibrismo mundo afora.
"Fazemos coisas muito doidas!", relata Henri Ayala Junior. O filho mais velho e hom�nimo do artista Henri Ayala explica que, para uma crian�a de circo, a inspira��o no trabalho dos adultos se d� de forma muito natural, j� que o trabalho de um artista circense se assemelha muito ao universo das brincadeiras dos pequenos. "Voc� tem um castelo de magia. Os meninos de circo est�o sempre fazendo aqui atr�s (nos bastidores) o que fazem seus pais no palco. As crian�as imitam o que veem todos os dias. � como um jogo", diz.

Em equil�brio
Henri, Henri Junior e Angelo se apresentam atualmente no Circo Tihany, que est� em temporada em Campinas at� o dia 24 de agosto e, depois, seguir� para o Rio de Janeiro. O n�mero da fam�lia dura pouco mais de dez minutos. Com a luz baixa e trilha sonora de tens�o, a plateia parece nem piscar enquanto os Ayala atravessam de um lado ao outro do cabo de a�o, ora com os olhos vendados, ora de marcha a r�, ora com uma barra de ferro nos bra�os.
"� coisa que est� no sangue, eu acredito. Os meninos crescem e parece que j� sabem fazer aquilo", diz o pai orgulhoso. Para os filhos e colegas de trabalho, que hoje est�o com 26 e 33 anos de idade, o fato de eles estarem em fam�lia ajudou no aprendizado das t�cnicas de equilibrismo.
"� um trabalho de muito perigo e risco. Ent�o, tem que confiar na pessoa com quem voc� est� trabalhando. E quem melhor em que se confiar que o seu pai? Ele me d� seguran�a. Ele me pede uma coisa e me faz acreditar que eu posso fazer", explica Junior. A estrat�gia parece dar certo, j� que com as perip�cias no arame, o trio j� foi premiado em festivais na Fran�a e Hungria.

�Cidad�o do mundo�
O patriarca dos Ayala nasceu na Col�mbia, mas de fam�lia tradicional de circo, cresceu, viveu e teve os filhos sem se enraizar em terra alguma. Junior e Angelo nasceram na Venezuela, mas uma terceira filha, que n�o seguiu os passos do pai, nasceu na Inglaterra e vive atualmente na It�lia. "Meus filhos s�o a sexta gera��o de uma fam�lia tradicional de circo. A m�e deles tamb�m � artista, mas eles escolheram viver comigo", conta.
Os irm�os j� perderam as contas de quantos pa�ses conheceram no conv�vio com o pai e a trupe. Para eles, o conv�vio massivo fortalece a rela��o no trabalho e, da mesma forma, intensifica os la�os familiares. "N�s trabalhamos h� mais de 20 anos em um cabo de a�o, em equil�brio juntos. E ele me ensinou tamb�m como equilibrar a minha vida", declara Junior, que, al�m de trabalhar com equil�brio � o palha�o anfitri�o do picadeiro.
Turn� AbraKadabra
Para assistir � fam�lia, o p�blico pode comparecer �s apresenta��es do circo que ocorrem �s 20h de ter�a a quinta. J� nas sextas, s�bados e feriados, os espet�culos s�o �s 16h e 20h. No domingo, tr�s sess�es est�o programadas para 11h, 15h e 19h, no Kart�dromo do Taquaral. O espet�culo conta com a utiliza��o de 20 mil watts de som e 124 luzes de LED que permitem a gera��o de efeitos tridimensionais. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet ou no pr�prio circo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir