Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-08-2013

Embaixador dos EUA em Moscou falou com Kremlin sobre Snowden
O embaixador dos EUA, Michael McFaul, se reuniu nesta sexta com o conselheiro diplom�tico do Kremlin, Yuri Uchakov, para falar sobre a nova situa��o do ex-consultor de intelig�ncia americano Edward Snowden, que obteve asilo provis�rio na R�ssia.
Embaixador dos EUA em Moscou falou com Kremlin sobre Snowden
Foto: AFP

Indicou a embaixada americana.

"McFaul e Yuri Uchakov falaram sobre a redu��o de armas nucleares, do sistema de defesa antim�sseis, da S�ria, do com�rcio, dos direitos humanos e da nova situa��o do senhor Snowden", afirmou a embaixada em uma mensagem Twitter.

Snowden obteve na quinta-feira asilo tempor�rio de um ano na R�ssia e deixou o aeroporto de Moscou onde estava confinado h� mais de um m�s, em uma decis�o muito criticada pelos Estados Unidos.

"Estamos extremamente decepcionados pelo fato de o governo russo ter tomado esta decis�o, apesar dos pedidos claros e legais, em p�blico e em particular, de ver Snowden expulso para os Estados Unidos, para que ele respondesse �s acusa��es que pesam contra ele", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"� luz destes fatos, estamos avaliando os planos de uma c�pula" bilateral prevista para acontecer no in�cio de setembro, antes da reuni�o do G20, acrescentou.

O funcion�rio da CIA e ex-consultor de intelig�ncia, de 30 anos de idade, estava bloqueado desde 23 de junho na zona de tr�nsito do aeroporto de Moscou Sheremetievo e solicitou asilo provis�rio ao governo russo.

Edward Snowden � exigido pela justi�a americana, que o acusa de espionagem por ter revelado a exist�ncia de um sistema americano de vigil�ncia mundial das comunica��es telef�nicas e por internet.

Apesar dos v�rios pedidos de extradi��o dos Estados Unidos, a R�ssia se negou a entregar Snowden. O caso tem estremecido as rela��es entre os dois pa�ses.

O presidente russo, Vladimir Putin, chegou a impor como condi��o para a perman�ncia de Snowden em territ�rio russo o fim das atividades que prejudicam seu "parceiro" americano.
Por fim, o fugitivo aceitou essas condi��es, segundo personalidades russas que o encontraram em 12 de julho no aeroporto.

Fonte: AFP
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir