Categoria Policia  Noticia Atualizada em 02-08-2013

Megaoperação no Lins, Rio, deixa um morto e fecha comércio e escolas
Ao todo, seis escolas, três creches e um EDI deixaram de funcionar. Cerca de 200 policiais participam de ação na Zona Norte da cidade.
Megaoperação no Lins, Rio, deixa um morto e fecha comércio e escolas
Foto: g1.globo.com

Mais de 3 mil alunos ficaram sem aulas nesta sexta-feira (2) por causa da megaoperação realizada pelas polícias federal, civil e militar em nove favelas de Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio. Ao todo, cinco escolas municipais, três creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil não abriram, o que prejudica 3.198 estudantes, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Além disso, o Colégio Estadual Antônio Houaiss, no Méier, bairro vizinho, suspendeu aulas devido à baixa frequência de alunos, de acordo com a Secretaria de Estado de Educação. O órgão informou que a unidade escolar tem autonomia para tomar providências para garantir a segurança dos alunos e funcionários.

Operação

Houve troca de tiros entre PMs e traficantes no início da operação, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas. Cerca de 200 policiais participam. Até as 12h, o balanço da PM era de cinco presos e um morto. Motos foram apreendidas e um bingo foi descoberto pela polícia.

Os presos foram identificados como Paulo Roberto Freitas, de 20 anos, Wilson dos Santos Vital de Oliveira, de 19, e Charles Ferreira dos Santos, de 27, que são foragidos da prisão. Os agentes prenderam, ainda, Daniel Cavalcante da Silva, de 23, e João Batista Pereira da Silva, de 44, com drogas.

Os agentes entraram na comunidade por volta de 4h. Eles contam com apoio de veículos blindados e dois helicópteros, um da PM e outro da Polícia Civil, para cumprir mandados de prisão no local. Uma restroescavadeira e uma pá mecânica auxiliam na derrubada de barricadas montadas pelos traficantes.

Os batalhões de Choque (BPChq) e de Operações Especiais (Bope), a Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core) e agentes dos setores de inteligência da Secretaria de Segurança (Seseg) e da Polícia Federal fazem parte da ação.

Os policiais estão em nove comunidades do Conjunto de Favelas do Lins: Cachoeira Grande, Cachoeirinha, Morro do Amor, Gambá, Cotia, Árvore Seca, Barro Preto, Boca do Mato e Barro Vermelho.

As investigações sobre aumento de violência e movimentação de criminosos nesses locais teve início em fevereiro, quando o traficante Luiz Cláudio Machado, conhecido como Marreta, fugiu do presídio Vicente Piragibe, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Ele estava preso por homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado e era considerado o chefe do tráfico da favela do Alemão, na Zona Norte do Rio. As favelas do Lins de Vasconcelos estão dentro da sua área de atuação.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir