Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-08-2013

EUA pagaram ao Reino Unido para acessar espionagem britânica
Americanos pagaram pelo menos 100 milhões de libras para garantir acesso aos programas de espionagem do Reino Unido, segundo jornal "Guardian"
EUA pagaram ao Reino Unido para acessar espionagem britânica
Foto: exame.abril.com.br

Os Estados Unidos pagaram pelo menos 100 milhões de libras ao centro de escutas britânico GCHQ nos últimos três anos para assegurar sua influência e o acesso aos programas de espionagem do Reino Unido, informou nesta quinta-feira o "Guardian".

Segundo documentos confidenciais que o jornal britânico teve acesso exclusivo, a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês) realizou pagamentos "secretos" ao seu equivalente britânico, GCHQ, localizado em Cheltenham (no oeste da Inglaterra).

Esses fundos foram detalhados em documentos vazados pelo ex-agente da CIA Edward Snowden, asilado na Rússia depois de fugir dos EUA, onde é acusado de espionagem, entre outros crimes.

Snowden advertiu sobre a relação que mantêm a NSA e a GCQH, consideradas responsáveis conjuntamente por desenvolver técnicas que possibilitam a espionagem do tráfego de internet.

Nos novos documentos divulgados parece ficar claro que os EUA esperavam receber algo em troca desses pagamentos e que o GCQH devia se esforçar para cumprir com as exigências feitas pelo Governo americano, afirmou o "Guardian" em seu site.

O jornal ressalta que o financiamento da NSA à agência britânica expõe a "estreita relação" que existe entre o GCQH e o centro americano.

O "Guardian" ainda especula que o vazamento "gerará temores de qual é o peso de Washington sobre a maior e mais importante agência de espionagem do Reino Unido, e se a dependência britânica da NSA se tornou grande demais".

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir