Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-08-2013

Prazo para validar participação no programa Mais Médicos termina às 16h
Primeira seleção distribuiu 141 profissionais para 34 municípios do País.
Prazo para validar participação no programa Mais Médicos termina às 16h
Foto: www.atribunamt.com.br

Os médicos com registro válido no Brasil selecionados na primeira fase do programa Mais Médicos têm até às 16h deste sábado (3) para validar sua participação e assinar o termo de compromisso, confirmando o interesse no município indicado.

A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada nesta segunda-feira (5) no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

Segundo a pasta, a primeira seleção do programa distribuiu 141 profissionais para 34 municípios do País. Destas regiões, 21 são áreas do interior e 120 estão nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.

Todas as regiões contempladas estão entre as prioritárias do programa, sendo que 51,3% estão em municípios com maior vulnerabilidade no interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.

Apesar de satisfeito com o resultado até o momento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reconhece que ainda há muito trabalho pela frente.

— Estamos muito satisfeitos com esses profissionais que demonstraram interesse de atuar nas regiões mais carentes do Brasil, mas sabemos que ainda temos uma grande demanda para atender. Com o Mais Médicos, confirmamos que faltam muitos profissionais no interior do País e nas periferias de grandes cidades. Nesta primeira seleção, focada nos brasileiros, ainda ficamos com um déficit de 13.647 vagas.

Profissionais estrangeiros

A partir de terça-feira (6) até quinta-feira (8), os médicos que se formaram no exterior e finalizaram o cadastro no programa poderão selecionar os municípios com vagas não ocupadas por brasileiros. Na sexta-feira (9), será publicada a lista dos municípios que receberão os médicos estrangeiros.

Os médicos do programa — tanto brasileiros quanto estrangeiros — devem começar a atuar nos municípios em setembro. Todos os profissionais formados no exterior serão avaliados e supervisionados por universidades federais, de todas as regiões do País, que se inscreveram nesta primeira etapa do programa.

Os médicos do programa receberão bolsa federal de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo, e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir