Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 03-08-2013

INFOTrends discute inovação, publicidade digital e novas tecnologias
A quarta edição do INFOTrends, evento organizado pela revista INFO, uma publicação da editora Abril, reuniu nomes como Hugo Barra, vice-presidente do Google para Android, Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil,
INFOTrends discute inovação, publicidade digital e novas tecnologias
Foto: tecnoblog.net

e Wesley Barbosa, executivo da companhia chinesa de internet Baidu para discutir inovação, modelos de negócios na indústria digital e as tecnologias que devem ascender no futuro.

Hugo Barra e o futuro da tecnologia - O keynote de abertura do INFOTrends foi feito por Hugo Barra. O brasileiro, que lidera o desenvolvimento da plataforma Android, defendeu o uso da computação quântica e a criação de redes neurais para orientar a criação de novas tecnologias. "Nós vivemos uma era de crescimento exponencial. O ganho de performance das máquinas será cada vez mais veloz, o que nos dará a capacidade de compreender melhor, por exemplo, o funcionamento do cérebro humano e usar seu modelo como inspiração para redes neurais mais complexas", afirmou Barra.

Segundo Barra, a criação de redes neurais permitirá criar máquinas inteligentes, capazes de processar informações de forma autônoma, como fazem os cérebros dos humanos. "Ao evoluir estas pesquisas, criaremos carros que dirigem sozinhos de forma mais eficiente e tradutores instantâneos, como nos seriados de Star Trek", disse Barra.

Publicidade digital - Depois de Barra, subiu ao palco a americana Erica Smith, vice-presidente da agência de publicidade digital Aegis Media. Erica defendeu que a publicidade use (e abuse) dos recursos tecnológicos para compreender melhor o público consumidor e estudar formas de impactá-lo com mais eficiência.

"Com a ferramenta adequada, é possível traçar um perfil completo de cada usuário", disse. Segundo Erica, saber informações comportamentais, gostos e preferências de cada pessoa é possível mesmo sem identificá-las por seu nome ou invadir suas informações privadas, como saber seu sobrenome e endereço. "O uso destas informações aumenta muito a eficácia da publicidade que entregamos", afirmou Erica.

A agência do futuro - A tecnologia é essencial para a publicidade digital, contudo, ela não deve ser o único caminho. A opinião é de Gerd Leonhard, CEO da consultoria The Futures Agency. Para ele, os profissionais, mesmo vivendo em uma sociedade cada vez mais conectada, não devem acreditar apenas em dados e algoritmos para construir os grandes negócios do futuro. "Os algoritmos são necessários, mas precisamos de um ‘humanorítimo’: o fator humano continua a ser essencial para mudar a cultura e fazer as coisas acontecerem", afirmou.

Experiência do consumidor - Na palestra que encerrou o período da manhã do INFOTrends 2013, os publicitários da agência SapientNitro Donald Chesnut e Marcelo Tripoli compartilharam com o público suas técnicas para construir uma marca baseada na experiência do consumidor na internet.

O primeiro passo, explicam, é fazer com que a marca, muito mais do que contar uma história, faça o cliente se sentir parte de uma narrativa. "Temos que criar mundos, não anúncios", afirmou Chesnut, um dos líderes da maior agência de mídia digital nos Estados Unidos.

Redes sociais e a TV - No início da tarde, uma equipe de especialistas formada por Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil; Vinícius Pereira, diretor do ESPM Media Lab; Fábia Juliasz, diretora executiva de novos negócios do Grupo Ibope; Flávio Ferrari, sócio da Qual Canal; e Martha Gabriel, diretora de tecnologia da New Media Developers discutiu como as redes sociais podem ser úteis para as emissoras de TV e empresas que anunciam em TV aberta.

Fonte: info.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir