Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 05-08-2013

Sarney tem melhora e recebe alta da UTI, diz boletim médico
Senador será encaminhado à Unidade Semi-Intensiva do Sírio-Libanês. Ele segue recebendo antimicrobianos e não há previsão de alta.
Sarney tem melhora e recebe alta da UTI, diz boletim médico
Foto: g1.globo.com

O senador José Sarney (PMDB-AP), de 83 anos, apresentou melhora e recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta segunda-feira (5), segundo boletim médico divulgado às 13h20 pelo Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.
De acordo com a instituição, Sarney continua recebendo antimicrobianos e será encaminhado à Unidade Semi-Intensiva do Hospital. Ainda não há previsão de alta.
O filho do senador, José Sarney Filho, disse na quinta-feira (1º) que o ex-presidente está com dengue. Ele explicou que o exame realizado pelo Sírio-Libanês deu positivo. "Ele está muito abatido e só deixará o hospital quando estiver bem", afirmou Sarney Filho.

O Sírio-Libanês não confirmou, nos boletins, o diagnóstico de dengue. O hospital informou em 1º de agosto que Sarney apresentou "quadro de febre acompanhado de tremores" e foi submetido a exames laboratoriais e de imagem. Ainda segundo o boletim, "as tomografias de encéfalo, seios da face e abdômen demonstraram derrame pleural bilateral, infiltrado intersticial e uma nova opacificação da base do pulmão direito". Com base nos resultados, os médicos decidiram transferir o senador para a UTI.
De acordo com o pneumologista Clystenes Odyr Soares Silva, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o derrame pleural é um acúmulo de líquido no espaço entre as membranas que envolvem o pulmão, chamadas pleuras. Silva explica que a pleura tem duas faces: uma aderida ao pulmão e outra aderida às costelas. O espaço entre elas é onde pode ocorrer esse acúmulo de líquido.
"Esse quadro pode estar associado a vários fatores. Em alguns casos, pode ser uma simples reação a um processo infeccioso", diz. Ele observa que o derrame pleural nada tem a ver do que o acidente vascular cerebral (AVC), popularmente chamado de derrame.

O senador já recebia atendimento no Maranhão e foi internado em São Paulo em 31 de julho. Segundo boletim médico divulgado naquele dia, seu estado de saúde era estável. Ele daria prosseguimento em São Paulo ao tratamento iniciado no Hospital UDI, de São Luís.
Boletim médico anterior informava que o senador havia apresentado melhora clínica após dois dias de internação. De acordo com a assessoria de imprensa de Sarney, ele foi levado ao Hospital UDI após sentir-se mal durante o casamento de uma neta. Os assessores informaram que o próprio Sarney, "por precaução", optou por ficar no local, onde fez exame de sangue e um raio-X .
O primeiro boletim médico divulgado em 28 de julho informou que exames iniciais laboratoriais, clínicos e de imagem não apontaram "alterações significativas" na saúde do parlamentar. No entanto, o político permaneceria "internado até a sua completa recuperação" e que havia sido detectado "processo de infecção pulmonar agudo".
Internação anterior
Em maio deste ano, Sarney foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal após sentir dores no peito. Ele foi liberado pela equipe médica logo após passar por exames. No ano passado, Sarney ficou internado em São Paulo por risco de infarto. Na ocasião, fez exames que detectaram o entupimento de uma artéria, e foi submetido a um cateterismo, seguido de uma angioplastia.
Sarney, que foi presidente do Senado e presidente da República, completou 83 anos em abril deste ano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir