Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-08-2013

A MÉDICA DE ITAIPAVA
Ela recebeu a visita inesperada do chefe do Executivo do Município em seu local de trabalho. Declarou-se honrada com a visita. O prefeito deixou seu gabinete e foi cumprimentá-la pela sua já proverbial competência e comprovada dedicação.
A MÉDICA DE ITAIPAVA

Menos de seis meses na sua função, Elvira Alves já está sendo vista como uma dádiva divina, pela população que, eventualmente, a procura para receber atendimento médico, em ITAIPAVA. Não há quem não se desmanche em elogios após ter sido atendido por ela. Coincidência? Não! A doutora Elvira por trás do rosto sereno e da simplicidade sem afetação, esconde uma imensa bagagem de experiência profissional. Melhor para nós.

Ela obteve o seu título em Medicina pela Universidade Federal Fluminense. No Rio de Janeiro nasceu e obteve ali, também, as primeiras letras. Considera-se médica, vejam só, por circunstâncias. Na adolescência, seu sonho era Engenharia, chegando a dedicar grande parte de seus estudos nas áreas de Matemática e Física. Bem humorada, brinca com isso dizendo que atende seus pacientes com a cabeça de engenheira. E pelo visto, essa estranha fusão profissional está dando excelentes resultados...

Em nossa conversa informal, a prestigiada médica falou de suas experiências nos Estados por onde atuou: São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, sempre com natural dedicação, marcando presença, fazendo diferença entre a população por ela assistida, com esta sua postura humanista que Itapemirim, hoje, está conhecendo. Declara, com sinceridade, modestamente, que a desenvoltura que demonstra no atendimento à população de uma capital, é a mesma que oferece, por exemplo, a cidades com pouco mais de cinco mil habitantes, por onde tem passado. Foi sempre assim. O que essa mulher tem a contar, uma página como esta, não chega a tocar na superfície.

Médica competente é pouco para nomeá-la. Elvira está entre os poucos profissionais, senão a única no Brasil, na área de Medicina, com especializações frequentes em várias áreas e sempre se atualizando. Com a sua chegada ao nosso Estado, vindo de São Paulo, ela atinge, então, quase uma dezena de CRMs e sempre a serviço do Estado, ou seja: seu forte é a saúde pública! Perguntamos e ela atestou ter sido participante das primeiras experiências médicas no combate à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – AIDS- que, como se sabe, repercutiu na década de oitenta. Tem, inclusive, especialização nessa área. Como diriam meus alunos, resumindo profundidades ao mínimo de palavras: "A Baixinha é fera!". Com todo respeito!!

Isto explica, em parte, o reconhecimento que lhe tem sido prestado em suas andanças por esses "brasis" afora. E mais: Doutora Elvira alia ao seu senso irretocável de ética profissional, um sentimento mais que humanitário: cristão na acepção legítima do termo. A isso, vem somar-se, ainda, uma intuição aguçada, eu diria quase sobrenatural, que a coloca ao lado de pessoas que, no exercício de suas lides em prol dos seres humanos, agem com determinação, motivadas pelo que reside acima da contingência material. Foi essa intuição que, numa ocasião, a fez deslocar-se, inexplicavelmente, para uma cidade a alguns quilômetros de onde se encontrava, vindo chegar a tempo de estar ao lado de uma paciente amiga, em seu último dia de vida. Impressionante! E esse é apenas um de muitos "causos" que ela pode contar.

De nossa parte, ficamos felizes por conhecer uma profissional que atuou em regiões que também atuamos, gastando parte de nossa vida. Alguns dos seus amigos nos são amigos em comum e isso nos aproximou, rendendo assim boas e agradáveis conversas. Simplesmente prazeroso...

Doutora Elvira Maria Alves! Por quanto tempo a teremos aqui? Só Deus sabe. Esta página vem, em nome de muitos, dizer da enorme satisfação que temos em recebê-la entre nós. Que a mesma Bendita Luz que a tem iluminado no exercício do seu labor e que, não por coincidência, a encaminhou para perto de nós, continue agindo sobre e através da sua dadivosa existência. Para a glória de Deus e para a nossa alegria! "Obrigado, doutora!"

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Silvio Gomes Silva    |      Imprimir