Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 06-08-2013

Nicolelis divulga imagem de como será o exoesqueleto que desenvolve
Neurocientista trabalha em máquina para fazer paraplégico andar. Previsão é que ele esteja funcionando na abertura da Copa de 2014.
Nicolelis divulga imagem de como será o exoesqueleto que desenvolve
Foto: g1.globo.com

O neurocientista Miguel Nicolelis publicou uma imagem em seu perfil do Facebook de como deve ficar o exoesqueleto no qual trabalha para fazer um jovem paraplégico dar o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014.

"Revelada primeira imagem do exoesqueleto robótico que se encontra em processo de construção pela equipe internacional do projeto Andar de Novo (Walk Again Project)", diz a legenda da foto publicada pelo pesquisador. Ele diz ainda que a figura mostra os 5 módulos do exoesqueleto e o seu "backpack" (mochila) de controle.

O exoesqueleto é um aparelho que envolve os membros paralisados – no caso de um paraplégico, as pernas. Ele pode ser conectado diretamente ao cérebro do paciente, que então controlaria o equipamento como se fosse parte de seu próprio corpo. Dessa forma, seria perfeitamente possível que um paraplégico chutasse uma bola, como pretende Nicolelis.

A técnica faz parte de uma linha de pesquisa conhecida como interface cérebro-máquina, com a qual o brasileiro já obteve resultados internacionalmente relevantes. Em um dos mais importantes, fez com que macacos não só controlassem uma mão virtual, como também que sentissem uma espécie de tato quando exerciam a atividade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir