Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 07-08-2013

Após um ano em Marte, sonda Curiosity muda nossa visão do sistema solar
Robô enviado pela NASA em agosto de 2012 está mudando a imagem do sistema solar que tínhamos, segundo pesquisadores da Agência Espacial dos EUA.
Após um ano em Marte, sonda Curiosity muda nossa visão do sistema solar
Foto: www.tribunahoje.com

Após apenas um ano trabalhando em Marte, a sonda-robô Curiosity, da NASA, está mudando a maneira como olhamos para o sistema solar.

E os cientistas estão dizendo que isso também pode mudar a maneira como olhamos para nós mesmos.

"Esse trabalho muda a imagem do sistema solar que nós tínhamos", afirmou a gerente de projeto do Mars Science Lab Mission da NASA, Jennifer Trosper. "Em termos da imagem do sistema solar que nós crescemos aprendendo, e se desenhássemos uma imagem disso há milhões ou bilhões de anos atrás e Marte fosse azul e se parecesse mais com a Terra?"

"Essa é uma pedra que nos levar a mais coisas", disse. "Se pudermos aprender sobre o passado de Marte, talvez algum dia possamos aprender sobre esses planetas parecidos com a Terra que estamos vendo muito de longe. E isso poderia mudar todo o nosso pensamento sobre o sistema solar."

Há um ano, a Curiosity, um robô-sonda que usa plutônio como combustível e tem o tamanho de uma pequena SUV, chegava à superfície de Marte. Nesses 12 meses, o robô percorreu a superfície com pedras e areia do planeta, tirando 36.700 imagens em tamanho full-size e 35 mil imagens em miniatura (thumbnails), realizou mais de 75 mil disparos de laser, mediu a atmosfera, e analisou o solo de Marte. Também tornou-se a primeira sonda a perfurar uma pedra em um planeta que não seja a Terra. A Curiosity já registrou descobertas significativas mesmo estando apenas na metade da sua missão que deve durar dois anos, a princípio.

Na verdade, a Curiosity, que se juntou aos seus robôs antecessores Opportunity e Spirit em Marte em agosto de 2012, alcançou rapidamente seu objetivo principal: descobrir que Marte poderia ter suportado vida anteriormente.

Fonte: idgnow.uol.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir