Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-08-2013

Empresas querem mais retorno com projetos portuários
O governo espera divulgar na sexta-feira, 09, uma primeira versão do edital de licitação de arrendamento de áreas nos portos de Santos (SP) e no Estado do Pará.
Empresas querem mais retorno com projetos portuários
Foto: www.jornalagora.com.br

A rentabilidade poderá subir, conforme sinalizou o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino. Ele disse que o assunto está "em análise", mas admitiu a possibilidade de um pequeno aumento. "O governo quer os investimentos privados", afirmou.
Segundo informações extraoficiais, a Taxa Interna de Retorno (TIR) foi fixada em 7% e 7,5%, nível considerado baixo pelo mercado. "O setor privado pode aumentar os ganhos de outra forma, por exemplo, aumentando o volume e ganhando escala", argumentou o ministro. Ele deixou em aberto a possibilidade de haver, também, mudança nas condições de financiamento. Os empréstimos prometidos pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) custariam, originalmente, a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) mais até 2% ao ano.

Em Santos e no Pará, há 52 áreas com contratos vencidos ou por vencer. A ideia é unir algumas para permitir a instalação de terminais maiores. Assim, deverão ser oferecidas 11 áreas em Santos e 20 nos portos paraenses. Cristino disse que o governo priorizou a região Norte porque há contratos vencidos de terminais de combustíveis. Isso poderia gerar problemas no abastecimento. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir