Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2013

Sessão especial da Câmara de Vereadores termina em confusão
Uma sessão especial, ocorrida na manhã de ontem (7), na Câmara de Vereadores de São Luís, localizada na Rua da Estrela, Praia Grande – Centro, entre líderes de movimentos sociais e os parlamentares, terminou em confusão.
Sessão especial da Câmara de Vereadores termina em confusão
Foto: jornalpequeno.com.br

No momento, estava sendo discutida uma pauta de reivindicações, de autoria do mesmo grupo que ocupou o prédio durante sete dias, no mês de julho.

A sessão teve início às 11h, e os manifestantes garantiram a participação de dez representações, três compondo a Mesa Diretora e sete, o plenário; tendo cada um deles o direito a dez minutos de discurso. Representantes de movimentos como o Quilombo Urbano, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel) e o Movimento Passe Livre (MPL) estiveram presentes ao debate.

Segundo um dos coordenadores do movimento, Marco Aurélio Gonçalves Ferrão Coelho, de 38 anos, o clima estava tenso desde o início, e o tumulto teria começado depois de um dos seguranças da Casa agredir o estudante Nelson Júnior. "Ele estava gravando tudo em um celular. O segurança não gostou e deu uma tapa na mão do jovem, derrubando o aparelho ao chão. Aí, um empurra-empurra tomou conta do lugar", relatou.

Já o presidente da Câmara, Isaías Pereirinha (PSL), declarou que tudo começou quando alguns manifestantes promoveram um tumulto na galeria da Casa, mas os ânimos só se alteraram durante um discurso do vereador Sérgio Frota (PSDB), que desafiou os manifestantes a invadirem a Assembleia. Pereirinha optou, então, por encerrar a sessão, pois temia pela integridade do patrimônio da Câmara e das pessoas.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram chamadas para conter o tumulto e preservar o patrimônio público.

Os manifestantes reivindicavam questões relacionadas à mobilidade urbana (reforma e realização de concurso para os terminais de integração, passe livre para os estudantes e desempregados, e imediata licitação do transporte público), à transparência dos gastos da Câmara (salário dos vereadores, verba de gabinete e quantidade total de funcionários), e à regularização fundiária, que inclui a titularização dos imóveis dos bairros da capital maranhense.

Ao fim da confusão, os manifestantes saíram do prédio e os portões da Câmara foram fechados. Em seguida, Pereirinha convocou uma reunião no gabinete da Presidência com seis líderes dos movimentos e um novo encontro ficou marcado para hoje, às 15h.

Fonte: jornalpequeno.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir