Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2013

Papa Francisco reforça vigilância das operações financeiras do Vaticano
Pontífice reforçou funções de órgão de controle criado por Bento XVI. Autoridade Financeira de Informação terá apoio de comitê europeu.
Papa Francisco reforça vigilância das operações financeiras do Vaticano
Foto: www.dn.pt

O Papa Francisco anunciou nesta quinta-feira (8) um reforço na vigilância das operações financeiras do Vaticano, com a cooperação do comitê de especialistas europeus Moneyval, que luta contra a lavagem de dinheiro na Suíça.

Francisco reforçou por "motu proprio" (decreto papal assinado de próprio punho) as funções da Autoridade Financeira de Informação, criada em 2010 pelo seu antecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI.

As medidas ocorrem após uma série de escândalos envolvendo o banco do Vaticano.
Através do decreto, o pontífice aprova a introdução de numerosas medidas e estabelece que as leis que se aplicam ao Estado do Vaticano valem também para seus ministérios, organismos e instituições que dependem da Santa Sé, assim como a organizações sem fim lucrativo da Igreja, como por exemplo a Caritas.

A AIF também se transforma em um organismo de "avaliação e aprovação" de atividades que impliquem movimentações financeiras, atendendo assim ao pedido do Moneyval, órgão do conselho europeu contra a lavagem de dinheiro, informou o Vaticano em comunicado.

Também foi criado um "comitê de segurança financeira", com o objetivo de coordenar as atividades da Santa Sé em matéria de prevenção e luta contra a lavagem de dinheiro.
"Trata-se de um instrumento que oferece a garantia de que se seguirá o caminho iniciado.

No mundo atual, trata-se de resistir frente a formas cada vez mais sofisticadas de criminalidade financeira. Temos que fazer frente aos desafios para a proteção da legalidade, não ficarmos para trás", disse o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir