Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2013

Estudantes de medicina fazem protesto na Índia
Eles questionam obrigação de trabalho por um ano em áreas rurais. Polícia instalou barricadas para impedir avanço da manifestação.
Estudantes de medicina fazem protesto na Índia
Foto: g1.globo.com

Estudantes de medicina fizeram um protesto nesta quinta-feira (8) em Nova Déli, na Índia, contra a decisão do governo indiano de obrigar a categoria a trabalhar por um ano em áreas rurais do país.

Os estudantes pedem que o trabalho nas áreas rurais seja feito de maneira voluntária, segundo a imprensa local. Eles argumentam ainda que a obrigação de atuar no interior sem a infraestrutura adequada é injusta. Policiais instalaram barricadas para impedir a sequência do protesto, mas os estudantes empurraram os bloqueios., como informa a agência Reuters.

O presidente da Associação Médica de Nova Déli, Anil Agarwal, afirmou que a proposta do governo não servirá a nenhum propósito. "O curso, que tinha cinco anos e meio, incluindo estágio, agora terá seis anos e meio. O governo vai adicionar um ano na vida dos estudandes de medicina, o que não servirá nem ao governo, nem ao público, porque eles não têm experiência prática. Se forem colocados numa vila onde faltam instalações, o que farão ali? Espera-se que nessa fase eles trabalhem sob supervisão, não de forma independente.

Assim, se algo errado acontecer, eles simplesmente serão atacados", afirmou Agarwal ao jornal local "Business Standard".

A discussão na Índia lembra a polêmica entre o governo do Brasil e instituições da classe médica, por causa do programa Mais Médicos, que propõe a imediata contratação de profissionais para áreas carentes, e um período obrigatório de 2 anos de atendimento no SUS para os estudantes.

Assim como na Índia, os representantes de classe questionam como os médicos alocados em lugares carentes enfrentarão a eventual falta de estrutura, e se o governo pode obrigar os estudantes de medicina a trabalharem no SUS.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir