Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-08-2013

"Agora posso comemorar", diz pai de "mendigo gato" sobre o Dia dos Pais
Jos� Nunes precisou se aposentar ap�s perder a vis�o. Perto do prazo final do tratamento, Rafael comenta sobre planos futuros.

Foto: g1.globo.com

"Ningu�m pode imaginar o que eu fiz e o que eu passei para tentar livrar o meu filho do mundo das drogas", conta Jos� Nunes da Silva, pai do jovem que ficou conhecido como o "mendigo gato" de Curitiba. Depois de se envolver com as drogas, Rafael Nunes morou nas ruas da capital paranaense por um ano. Desde 2012, ele passa por tratamento em uma cl�nica em Ara�oiaba da Serra, em S�o Paulo. Emocionado, o pai desabafou ao G1 e lembrou dos momentos ao lado do filho e da fam�lia at� conseguir o tratamento.

"Foi um per�odo de muito sofrimento. Mas agora, sim, eu posso comemorar o meu dia e, o melhor de tudo, sabendo que, em breve, terei toda a fam�lia unida, como �ramos h� muitos anos", afirma Jos�. Rafael come�ou o tratamento em outubro, quando ficou famoso ao ser fotografado em frente � Catedral Bas�lica de Curitiba por uma turista ga�cha.

"Quando chegavam as datas comemorativas como esta, por exemplo, era quando a saudade falava muito mais alto. Natal e Ano Novo, ent�o, eram sempre de muita m�goa. N�s fic�vamos na expectativa de juntar toda a fam�lia, mas era in�til. A uni�o tinha sido eliminada pelas drogas", lembra o pai.

Jos� tem 55 anos e mudou-se com a fam�lia de Sinop, no Mato Grosso, para o Paran� em 2006.

Pouco tempo depois, perdeu a vis�o em virtude de problemas relacionados � diabetes. Desde ent�o, ele precisou se aposentar e vive em Colombo, na Regi�o Metropolitana de Curitiba, com a esposa e uma filha.

Rafael come�ou a se envolver com as drogas aos 14 anos por influ�ncia do irm�o mais velho, que tamb�m ficou internado e, atualmente, se considera "curado", segundo o pai.

O restante da fam�lia mora no Rio Grande do Sul e nunca soube do problema das drogas. "Eu tinha vergonha de contar que meus filhos eram usu�rios. Nossa fam�lia sempre foi tida como unida e correta. Simplesmente n�o tinha coragem de contar para os outros", relata. O aposentado ainda comentou que, em virtude disso, costumava mudar de cidade constantemente.

Para ele, Rafael perdeu uma fase importante da vida � a adolesc�ncia. "No come�o nem tanto porque ele ainda trabalhava e fazia fotos como modelo, mas com o passar dos anos ele perdeu a cabe�a. N�s tamb�m perdemos uma fase da nossa vida porque fic�vamos o tempo todo pensando em ajudar e em livr�-lo do problema. Foram noites mal dormidas e dias que n�o passavam nunca. Ningu�m de n�s tem boas lembran�as desse per�odo", ressalta o pai.

"A droga leva as pessoas a se tornarem desumanas, desleais, desonestas e at� mesmo covardes", afirma Jos�. "Rafael foi tudo isso comigo, mas eu nunca o culpei por nada disso porque eu sou pai. O verdadeiro pai � aquele que corrige, compreende e ajuda, mesmo nos piores momentos", declara.

Em uma das situa��es, Jos� chegou a ser agredido por Rafael "Eu nunca tive medo dele, mas fiquei apreensivo porque n�o enxergava. Ele me deu um chute no peito, tudo porque queria dinheiro para comprar droga. Eu estava no quarto e ca� em cima da cama", conta. "Foi uma humilha��o, fiquei triste, muito triste".

Arrependimento

Perto do prazo final do tratamento, Rafael conversou com o G1 em uma entrevista intermediada, por email, pela assessoria de imprensa da cl�nica. Ele disse estar "pronto para viver em sociedade" e declarou estar arrependido do que fez e do que passou ao lado da fam�lia no per�odo em que era usu�rio de drogas.

"Acredito que, realmente, eu perdi boa parte da minha vida. Durante os 14 anos que eu consumi drogas e bebida alco�lica, eu tive dificuldade para me relacionar com meus pais, perdi amigos, n�o tinha mais conv�vio social. Perdi a naturalidade de ser e de viver em harmonia com as pessoas", afirma.

O jovem admitiu que algumas a��es agressivas, realmente, aconteceram. "Ora por efeito das drogas, ora por falta delas, que consiste na abstin�ncia. Mas eu acredito que a pior agress�o, com certeza, foram as palavras."

"Mesmo longe, eu sempre visualizava toda a minha fam�lia reunida, porque sempre foi assim.

Eu sempre quis voltar para casa, mas, na maioria das vezes, eu estava longe, em lugares distantes. Al�m disso, por conta do efeito das drogas, eu mudava de opini�o a toda hora", argumenta.

"Meu pai, minha m�e e meus irm�os significam tudo para mim. Acredito que s� cheguei at� aqui, pelo amor e carinho que eles nunca me negaram e por acreditarem que eu poderia sair daquela vida", ressalta.

Vida nova

O tratamento de Rafael est� previsto para terminar at� o fim de agosto, segundo a assessoria de imprensa da cl�nica. Ap�s a alta, ele declarou que pretende retornar para a casa dos pais. "Afinal, j� faz dois anos que estou longe deles. Acredito que eles me auxiliar�o nesse processo", conta.

Sobre o futuro, Rafael conta que pretende se casar e constituir uma fam�lia. "Tenho 31 anos, acredito que tenho muita coisa para fazer. Quero me firmar profissionalmente como modelo e voltar para os estudos".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir