Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-08-2013

Moradores tentam desvendar mistério de cruzes de sal em ruas de Igarapava
Símbolo começou a ser visto pelas ruas do município desde terça-feira (6). População local divide opiniões entre sinal de proteção e mau agouro.
Moradores tentam desvendar mistério de cruzes de sal em ruas de Igarapava
Foto: g1.globo.com

Proteção, superstição ou mau agouro? Essa é a pergunta que moradores de Igarapava (SP) têm feito desde a última terça-feira (6), quando cerca de 30 cruzes feitas de sal grosso misteriosamente começaram a aparecer pelas ruas de diversos bairros do município. De acordo com a população, os símbolos são feitos de madrugada, e as pessoas se deparam com eles geralmente ao amanhecer. Ainda não há pistas sobre o autor dos desenhos e nem sobre a intenção de sua grafia pelas vias.

O caso tem intrigado os moradores do município e dividido opiniões. Para a aposentada Terezinha Ramalho, as cruzes despertam curiosidade, mas não assustam. "A gente fica se perguntando o porquê. Tem gente que faz cruz nas encruzilhadas e diz que é despacho, mas não acredito nisso. Então eu entendo que deve ser de uma religião, que acha que o sal corta o mal. Para mim é ótimo, eu acho o sal muito bom. Porque o sal limpa o mal, os pecados e o mal da cidade", afirma.

Já o aposentado Ari Mendonça diz que está assustado com o mistério, principalmente pelo fato de ninguém saber quem pode estar fazendo os desenhos. "É uma coisa que a gente não entende. Deitamos, não tinha nada. Acordamos, a cruz estava lá. Ninguém sabe para o que é.

Todo mundo quer saber por que essas cruzes estão aparecendo a cada esquina. O pessoal está cismado para saber o que isso quer dizer. Ou é por bem, ou é por mal. Isso traz preocupação. Rezo e peço a Deus para informar pelo menos quem fez essas cruzes", diz.

Além de se assustar, a professora Elis Lacerda Gonçalves acredita que os desenhos pelas ruas desrespeitam as pessoas que moram por perto. "É uma falta de respeito com a crença das pessoas da cidade. Deveriam ter pedido permissão para fazer isso. A gente não sabe quem joga, não sabe qual a intenção. Às vezes olhamos com má intenção, porque se deixa qualquer objeto na porta da casa da gente, seja vela, qualquer outra coisa, ficamos assustados. Agora não sei o que significa a cruz para a pessoa que está jogando", diz.

"Sinal de coragem"

De acordo com o frei Edielson Oliveira da Cunha, pároco de Igarapava, não há motivos para a população se preocupar em relação aos desenhos. "A cruz tem um belo significado, e quem está fazendo deve estar usando esse significado. A cruz é o sinal daqueles que têm coragem de seguir. A cruz é sinal de morte, mas é preciso passar por ela para ressuscitar. Já o sal é muito importante, pois ele serve para dar sabor. Tudo na vida precisa de sal", explica.

O pastor evangélico Moisés Barros afirma que os religiosos pentecostais não acreditam em simbologias. Já os neopentecostais consideram que cruzes e sal têm significado. Barros, no entanto, concorda com o pároco e diz que o importante é que as pessoas saibam respeitar as crenças do próximo. "O povo fica assustado porque não sabe quem foi. Mas se for pela fé, devemos respeitar a fé de quem fez. Se for para abençoar a cidade, que possa ser honrada a fé da pessoa, porque nós queremos o melhor. Cada um deve respeitar a religião e a fé do próximo para poder conviver bem", diz.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir