Categoria Policia  Noticia Atualizada em 10-08-2013

Confrontos de rua ferem 56 policiais na Irlanda do Norte
Republicanos foram �s ruas de Belfast em ato contra pris�es sem processo. Sete foram detidos, e chefe da pol�cia promete mais pris�es.
Confrontos de rua ferem 56 policiais na Irlanda do Norte
Foto: g1.globo.com

Pelo menos 56 policiais ficaram feridos na sexta-feira em uma nova noite de viol�ncia em Belfast no �mbito de uma marcha republicana que celebra a assinatura no dia 9 de agosto de 1971 do in�cio das pris�es sem processo na Irlanda do Norte.

Quatro policiais precisaram ser hospitalizados depois de serem atacados com tijolos, paus e garrafas de cerveja de um bar pr�ximo, disse a pol�cia de Belfast.

Dois pedestres tamb�m ficaram feridos, e v�rios carros foram incendiados.

Sete pessoas foram detidas por crimes que v�o de altera��o da ordem p�blica a sequestro, e o chefe da pol�cia da Irlanda do Norte, Matt Baggott, advertiu que muitas outras pris�es podem ocorrer.

"Essas pessoas n�o tinham a inten��o de realizar um protesto pac�fico", afirmou.

A viol�ncia explodiu depois que centenas de manifestantes tentaram bloquear a marcha dos republicanos em protesto contra uma das medidas mais simb�licas e criticadas do conflito da Irlanda do Norte.

Na �ltima quinta-feira, oito policiais ficaram feridos e oito pessoas foram detidas durante uma manifesta��o contra as deten��es sem processo.

Em julho, as ruas de Belfast acolheram v�rias noites de viol�ncia em meio a tens�es sect�rias entre protestantes e cat�licos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir