Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-08-2013

Pai de Snowden visitará o filho na Rússia
O pai de Edward Snowden, ex-prestador de serviço de uma agência de espionagem norte-americana considerado foragido, conseguiu visto para a Rússia e vai viajar para ver seu filho "muito em breve", disseram ele e um advogado da família neste domingo.
Pai de Snowden visitará o filho na Rússia
Foto: diariodigital.sapo.pt

O advogado Bruce Fein disse em entrevista na televisão que ele e Lon Snowden não acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, passe a limitar o poder e alcance dos programas de vigilância nacional, e também duvidam que Edward possa ter um julgamento idôneo quando voltar ao seu país.

"Nós temos os vistos. Temos uma data para a viagem também, que não vamos divulgar agora por conta do frenesi em torno do assunto", disse Fein ao programa "This Week", da ABC News. os dois viajarão à Rússia "muito em breve", garantiu o advogado.

"Nós pretendemos visitar Edward e sugerir a ele advogados criminais de defesa com larga experiência em processos de espionagem", prosseguiu.

O jovem Snowden esteve na área de trânsito de um aeroporto de Moscou por mais de cinco semanas, quando o governo russo garantiu a ele um exílio de um ano, no dia 1º de agosto.

Lon Snowden, pai do foragido, disse à Reuters na última quarta-feira que ele não tem falado com seu filho desde que o ex-prestador de serviço da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) deixou os Estados Unidos e foi para Hong Kong, pouco antes de divulgar as informações sobre o programa de espionagem norta-americano em junho.

No domingo, Snowden pai criticou a forma como o governo Obama trata do caso e ironizou a promessa do presidente, feita na última sexta-feira, de aumentar a transparência para recuperar a confiança do cidadão norte-americano nos programas do governo.

"Eu acredito que muitas das coisas que ele sugeriu são superficiais", disse Lon Snowden à ABC.

Ele ainda acrescentou que "não está inclinado" a aceitar um suposto acordo entre acusação e defesa que faria Snowden retornar brevemente aos Estados Unidos.

"O único acordo é a justiça, pura e simples", disse, deixando claro que está preocupado com a forma como seu filho será tratado, uma vez que agentes do governo norta-americano já deram a entender que o julgamento não será idôneo e imparcial.

A incapacidade de Washington em convencer a Rússia a devolver Snowden ao seu país natal fez com que as relações diplomáticas entre os dois países fossem prejudicadas. Obama cancelou uma reunião com Putin em sua ida a Moscou, embora os dois governos estejam mantendo diálogo constante a respeito de política e defesa nos últimos dias.

Fonte: surgiu.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir