Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-08-2013

Em CPI, Blener Zan diz que conselho do HC em MS não fazia contratações
Ex-presidente do conselho curador do hospital é ouvido na Câmara. Zan é um dos investigados por suspeita de desvio de recursos públicos.
Em CPI, Blener Zan diz que conselho do HC em MS não fazia contratações
Foto: g1.globo.com

O ex-presidente do conselho curador do Hospital do Câncer Blener Zan começou a ser ouvido às 9h45 (de MS) desta segunda-feira (12), pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, na Câmara Municipal de Campo Grande. No início do depoimento, Zan alegou que o conselho não decidia sobre contratações, só sobre coisas relevantes, sem especificar o que considera relevante.

Luiz Felipe Terra Mendes, que foi presidente do conselho curador de 2004 a setembro de 2011, também prestará depoimento na CPI, nesta segunda-feira. A oitiva dele deve ocorrer após a de Blener Zan, que presidiu o conselho de 1998 a 2003 e depois de setembro de 2011 a março de 2013.

O presidente da comissão, vereador Flávio César (PTdoB), disse que o objetivo dos depoimentos desta segunda é saber porque a ligação com eles [depoentes] anulou a função do conselho, que é fiscalizar.

"O conselho curador é o órgão de controle externo e, pelo que temos de material, Zan e Felipe se revezaram na presidência. Os dois são extremamente ligados ao [Adalberto] Siufi, um é compadre e o outro é sócio", afirmou, destacando ainda que "houve muita omissão do conselho curador".

Zan é um dos investigados por suspeita de desvio de recursos públicos em inquéritos abertos pelo Ministério Público, pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), na operação Sangue Frio.

Criada em 7 de maio, a CPI da Câmara ouviu vários depoimentos, como os de familiares de pacientes que morreram durante tratamento de câncer, do ex-diretor do HC Adalberto Siufi e o ex-diretor do Hospital Universitário (HU) de Campo Grande José Carlos Dorsa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir