Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 13-08-2013

PERDOEM-NOS POR SERMOS IDOSOS
A cena ocorreu num desses �Pague F�cil� onde os idosos n�o precisam pegar a sua senha. Eles chegam, se postam ao lado do guich� e aguardam o momento adequado para o atendimento priorit�rio a que t�m direito.
PERDOEM-NOS POR SERMOS IDOSOS

Pois bem. O idoso fez tudo como manda o figurino. Esperou que dois clientes "convencionais" fossem atendidos e, notando na fila um cliente que ele julgou ser "priorit�rio", ofereceu-lhe a prefer�ncia. O cavalheiro disse que havia uma jovem senhora na vez. Foi nesse exato momento que ela, a jovem senhora, se dirigiu ao idoso e perguntou se ele estava esperando algu�m. Pelo menos foi isso que ele entendeu. Ele respondeu: "N�o. Sou idoso!" E, para ganhar tempo, voltou-se para o guich� para ser atendido.

Pelo visto, a mo�a n�o gostou da resposta do sexagen�rio, pois disse para a pequena plateia ali presente, que a resposta do anci�o demonstrou falta de educa��o. O idoso, ent�o, voltou-se para a mo�a e explicou que s� tinha dito que era idoso. E perguntou onde estaria a falta de educa��o denunciada. Ela, ent�o, com afetada educa��o, respondeu que n�o havia perguntado se ele era idoso, perguntara, sim, se ele estava "com algu�m"...

O que fazer? O idoso fez o que julgou mais racional: pediu perd�o pelo mal-entendido. "-Eu perdoo, mas o senhor foi mal-educado." Ao que o "priorit�rio" retrucou: "A senhora perdoou ou n�o perdoou?" "-O senhor est� perdoado; mas isso � feio!"... Como diriam os antigos: "Ai, meus sais!!"

�s vezes, eu penso que a gente exige muito dos idosos. Esquecemo-nos de que eles n�o t�m a mesma audi��o que a gente tem, nem a mesma paci�ncia que os de meia-idade possuem. A senhora da fila - exageros � parte -, esperava que o idoso fizesse um discurso explicativo antes de postar-se ao lado do caixa? O que poderia estar fazendo um anci�o com boletos � mostra, defronte a um local que recebe pagamentos? Esperando algu�m? Acompanhando algu�m? E ainda tem a obriga��o de ser bem educado com perguntas de uma obviedade ululante, como diria o Nelson Rodrigues? E o dito popular: "N�o exija a educa��o dos outros; mostre a sua."? Onde fica?

A outra cena foi, tamb�m, emblem�tica. A institui��o banc�ria agora � outra. Desta vez, o idoso pega sua senha e se mistura aos demais que se encontram assentados. O atendimento, a bem da verdade � moroso. Uma vista d�olhos faz perceber um n�mero consider�vel de "priorit�rios" aguardando a sua vez. O que se pode fazer?

Quando aquele idoso chegou, um outro estava sendo atendido no �nico caixa at� ent�o funcionando. Ao seu lado, um mo�o forte mostrou-se indignado com "tantos priorit�rios". Resmungou dizendo que no dia anterior ele sa�ra sem ser atendido porque n�o aguentou esperar. Reclamou da falta de cumprimento da lei que exige que o banco n�o deixe ningu�m na fila por mais de quinze minutos... Nisso ele estava certo. Disse ainda: "Se o caixa chamar outro �priorit�rio� eu vou l� reclamar!" E o caixa chamou e ele foi l� e reclamou: "-Voc�s v�o atender s� priorit�rios?" Sabiamente, o funcion�rio n�o lhe deu resposta. E, por sorte, n�o havia aqueles "priorit�rios-ofice-boys", se � que me entendem... O mo�o forte assentou-se, inconformado. Como dizia minha tia: "Pooode??"

E eu c� com os meus bot�es fico pensando que a gente, �s vezes, s� valoriza as leis que nos beneficiam. N�o comparando mal, ou mesmo comparando mal, � como os adolescentes de hoje que usufruem at� a �ltima gota da lei que os torna inimput�veis diante de verdadeiros crimes que cometem, e desprezam outras que protegem o cidad�o comum e at� mesmo os idosos que s�o desrespeitados � exaust�o por esses pequenos delinquentes...

A verdade � que a gente espera sessenta anos para ser priorit�rio. E quando pensa que pode curtir, tem que encarar a incompreens�o de pessoas que n�o param para pensar que eles tamb�m est�o caminhando para l�. E a julgar pelas atitudes observadas aqui, v�o brigar feio pelos seus direitos. Com toda raz�o. Direito � direito. Ainda acho meio esquisito ter que pedir perd�o pelo fato de ser idoso, ouvir mal, e ser impaciente com certas atitudes de gente mais jovem... Mas se tem que ser assim: Perdoem-nos: somos idosos!

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Silvio Gomes Silva    |      Imprimir