Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-08-2013

Corregedoria da PM investiga caso de agressão de policiais em Belém
Suspeitos já foram identificados e afastados das funções. Conduta de policiais é considerada crime, diz corregedoria.
Corregedoria da PM investiga caso de agressão de policiais em Belém
Foto: g1.globo.com

A corregedoria da Polícia Militar vai investigar a conduta de três agentes que teriam agredido um jovem de 18 anos detido por furto, em Belém. Os suspeitos da agressão já foram afastados das funções.

Nas imagens feitas por um cinegrafista amador, o rapaz que está algemado a uma janela, é atingido com golpes de vassoura e socos na cabeça e na barriga. O vídeo foi cedido pela família do jovem, que teria sido preso em flagrante ao furtar objetos de uma casa no bairro do telégrafo.

A dona da residência furtada não estava no loca no momento do furto. "Um vizinho avisou a polícia que estavam assaltando a minha casa, que tinha um ladrão descendo com a tv. Eu creio que já tinham até descido com o forno elétrico e outros objetos pessoais", conta a mulher que prefere não ser identificada.

Ainda segundo a moradora, no momento em que prenderam o suspeito, ele estaria saindo da casa com um aparelho de rádio. Ela relata ainda que foi assaltada dentro de casa, no dia anterior, por dois homens. E diante dos dois episódios consecutivos de insegurança, a família decidiu se mudar. "Meu marido está desempregado. Eu sustento a casa sozinha. É muito difícil eu ter que deixar tudo. Uma coisa que eu construí com muito sacrifício", lamenta a mulher.

Para a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará, a conduta dos policiais pode ser classificada como tortura. "Ele [suspeito] já estava algemado, preso, na mão de três PMs robustos, um rapaz magrinho não deveria apanhar da maneira que apanhou. O motivo ninguém sabe, mas a polícia demonstra o seu despreparo", declara Ivanilda Pontes, presidente da comissão. Ela reforça ainda que a PM não possui o dever de apurar, espancar e fazer justiça com as próprias mãos.

Já a mãe do rapaz agredido, que também não quis se identificar, diz que não se conforma com a atitude violenta dos policiais. "Eu queria só que eles tivessem feito o serviço deles, como um policial, como uma pessoa da lei. Deveriam ter prendido [o suspeito] e o levado para averiguar o caso. Não deveriam ter feito o que eles fizeram", desabafa.

"As imagens são muito contundentes e é possível constatar que houve o crime. No momento da denúncia, nós abrimos um inquérito para apurar o caso e determinamos o afastamento dos policiais da atividade operacional. Também foi instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para saber se os policiais têm condições de permanecer na coorporação", explica o corregedor geral da PM, coronel Vicente Braga.

Ainda segundo o coronel, após a agressão, o jovem foi levado para a delegacia e autuado em flagrante. Os três policias militares ainda serão ouvidos pela corregedoria da PM.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir