Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2013

Entenda as causas dos conflitos no Egito
For�as de seguran�a do Egito se movimentam para retirar acampamentos ocupados por apoiadores do presidente deposto Mohammed Morsi.
Entenda as causas dos conflitos no Egito
Foto: AFP

Testemunhas dizem que 40 pessoas j� foram mortas, mas a Irmandade Mul�umana, grupo pol�tico de Morsi, acredita que esse n�mero j� passou de cem.

Os tumultos no pa�s come�aram no dia 3 de julho, dia em que Morsi foi deposto, e um ano ap�s ele ter sido eleito.

Para entender o que est� acontecendo no pa�s, a BBC fez uma lista de perguntas e respostas.

O que aconteceu nos acampamentos pr�-Morsi?
No in�cio da manh� do dia 14 de agosto, as for�as de seguran�a do Egito agiram para remover dois acampamentos ocupados por apoiadores de Morsi localizados na Pra�a Nahde e do lado de fora da mesquita Rabaa al-Adawiva, no oeste do Cairo.

G�s lacrimog�nio foi usado para dispersar os manifestantes, e rajadas de metralhadora tamb�m foram ouvidas. Escavadeiras foram utilizadas para remover os acampamentos e barricadas de pedra.

Acredita-se que pelo menos 15 pessoas foram mortas na opera��o, mas a Irmandade Mul�umana, que apoia as manifesta��es, diz que esse n�mero � muito maior.

Os manifestantes querem a volta de Morsi, e desafiaram os avisos das autoridades sobre o fim dos acampamentos.

O que aconteceu para o Presidente Morsi ser deposto?
Durante o primeiro ano do presidente islamita Mohammed Morsi no cargo, ele se desentendeu com as institui��es e setores da sociedade, e muitos eg�pcios achavam que ele estava fazendo pouco para resolver os problemas econ�micos e sociais do pa�s.

O Egito ficou dividido entre apoiadores de Morsi e seus opositores, que inclu�am esquerdistas, liberais e secularistas.

No dia 30 de junho de 2013, milhares de pessoas foram �s ruas para protestar diante do primeiro anivers�rio de posse de Morsi, em manifesta��o organizada pelo Movimento Tamarod, oposicionista.

No dia 1� de julho, o ex�rcito alertou o presidente Morsi de que, caso ele n�o atendesse �s demandas do p�blico em 48 horas, militares iriam intervir e impor seu pr�prio "roteiro".

Com a aproxima��o do ultimato, Morsi insistiu que ele era o l�der leg�timo do Egito. E avisou que qualquer iniciativa para dep�-lo � for�a poderia lan�ar o pa�s no caos.

No entanto, no dia 3 de julho, o chefe das for�as armadas, o general Abdul Fattah al-Sisi, anunciou que a constitui��o havia sido suspensa e que o l�der da Suprema Corte, Adly Mansour, comandaria um governo interino formado por tecnocratas at� que elei��es presidenciais e parlamentares fossem convocadas.

A mais alta autoridade isl�mica do pa�s, o gr�-xeque de Al-Azhar, o l�der da Igreja Copta, bem como o principal nome da oposi��o, Mohammed ElBaradei, aprovaram a deposi��o.

Soldados, apoiados por ve�culos blindados, tomaram locais importantes da capital, Cairo, enquanto centenas de milhares de manifestantes de oposi��o e partid�rios de Morsi foram �s ruas.

Quem � Mohammed Morsi e o que aconteceu com ele?
Mohammed Morsi ganhou for�a dentro da Irmandade Mu�ulmana do Egito, um movimento isl�mico proibido durante d�cadas, e tornou-se presidente de seu bra�o pol�tico, o Partido

Liberdade e Justi�a.
Morsi ganhou as elei��es presidenciais em junho de 2012, e tornou-se o primeiro presidente democraticamente eleito do Egito. A elei��o, considerada livre e justa, aconteceu ap�s um per�odo turbulento da ditadura militar, que viu seu l�der de longa data, Hosni Mubarak, ser deposto em fevereiro de 2011, tamb�m ap�s protestos de massa.

Desde que ele foi deposto, Morsi est� preso em um local n�o revelado.
Outras figuras importantes da Irmandade Mu�ulmana tamb�m foram detidas, incluindo o poderoso vice-l�der Khairat al-Shater, que � acusado de incitar a viol�ncia.

O que aconteceu desde o golpe militar?
Partid�rios de Morsi realizaram com�cios quase di�rios exigindo seu restabelecimento na presid�ncia. A sede da Guarda Presidencial, no Cairo, foi um dos principais locais de manifesta��o, j� que muitos acreditam ser o lugar onde Morsi est� preso.

Falando depois de pelo menos 51 pessoas terem sido mortas do lado de fora da sede da Guarda Presidencial em 8 de julho, o Partido Liberdade e Justi�a pediu "uma revolta" contra "aqueles que tentam roubar sua revolu��o com tanques".

No dia 27 de julho, mais de 70 pessoas foram mortas em confrontos com as for�as de seguran�a no acampamento ao redor da mesquita Rabaa al-Adawiya. As for�as de seguran�a foram acusadas de usar for�a letal desnecess�ria. O Minist�rio do Interior acusou os manifestantes de usar armas de fogo.

Manifestantes anti-Morsi tamb�m foram �s ruas. O general Sisi os encorajou a ocupar as ruas no dia 26 de julho para dar ao ex�rcito um "mandato para enfrentar poss�veis a��es de

viol�ncia e terrorismo".
Segundo a m�dia eg�pcia e fontes oficiais, cerca de 160 pessoas foram mortas em manifesta��es e confrontos com as for�as de seguran�a antes da a��o para dispersar os acampamentos.

O que vai acontecer agora?
O general Sisi disse que Mansour comandaria um "governo interino at� que um novo presidente seja eleito".

Mansour tra�ou planos para a transi��o, incluindo uma revis�o da Constitui��o apoiada por Morsi, e novas elei��es parlamentares no in�cio de 2014. O plano foi rejeitado pela Irmandade Mu�ulmana e tamb�m criticado pelos partidos de esquerda e liberal.

Sisi prometeu "n�o excluir ningu�m ou qualquer movimento", e pediu medidas para "capacitar os jovens e integr�-los nas institui��es do Estado".

No entanto, ele n�o definiu a dura��o do per�odo de transi��o, ou qual ser� o papel dos militares.

O ex�rcito � a mais poderosa entidade governamental, e muitos dizem que funciona como um Estado dentro do Estado. Empresas que pertencem ao ex�rcito constituem uma propor��o significativa da economia do Egito.

Fonte: bbc.co.uk
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir