Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2013

Explosão prende 18 marinheiros em submarino na Índia
NS Shindhurakshak, que está no porto de Mumbai, pegou fogo. Há mortos, segundo o governo.
Explosão prende 18 marinheiros em submarino na Índia
Foto: AFP

Uma explosão atingiu o submarino INS Shindhurakshak, da Índia, no porto de Mumbai, provocou um incêndio a bordo, e deixou 18 tripulantes presos, informou nesta quarta-feira (14) o porta-voz da Marinha, Narendra Kumar Vispute.

"A causa da explosão ainda não é conhecida", disse Narendra.
O ministro da Defesa, A.K. Antony, disse que os membros da tripulação no interior do submarino diesel-elétrico atracado na base principal de Mumbai tinham morrido, mas não deu mais detalhes.

A rede de televisão local "NDTV" divulgou imagens de uma forte explosão, com as chamas iluminando o céu sobre o cais de um estaleiro naval por volta da meia-noite.
De acordo a agência "Ians", boa parte da tripulação se lançou à água após a explosão, enquanto os bombeiros conseguiram controlar o incêndio algumas horas depois.

O INS Sindhurakshak, que foi modernizado recentemente na Rússia a um custo de US$ 80 milhões, afundou parcialmente e "apenas parte do submarino era visível na superfície", informou a Marinha indiana.

O acidente ocorre dias após as autoridades apresentarem o primeiro porta-aviões fabricado no país e do início de uma série de testes do primeiro submarino nuclear indiano.
A Índia tem investido bilhões de dólares para modernizar suas Forças Armadas, cujos equipamentos remontam à época da extinta União Soviética.

O acidente ocorre um dia antes da celebração do Dia da Independência no gigante asiático, uma festa nacional que, neste ano, vem acompanhada de alertas de segurança perante o temor de possíveis atentados terroristas.

Mumbai, capital do estado sudoeste de Maharashtra e que conta com quase 20 milhões de habitantes, é a principal metrópole da Índia e foi palco de potentes ações terroristas no passado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir