Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2013

Explosão de submarino na Índia causa mortos entre a tripulação
Ministério da Defesa não avança, para já, informação sobre o que terá provocado o incidente, mas a empresa russa que fez reparações ao submarino e o entregou em Janeiro descarta responsabilidades.
Explosão de submarino na Índia causa mortos entre a tripulação
Foto: www.publico.pt

A explosão de um submarino indiano, seguida de incêndio, provocou mortos entre a tripulação de 18 elementos, admitiu o Ministério da Defesa da Índia, sem, no entanto, quantificar o número de vítimas.

O ministro da Defesa, AK Antony, citado pela BBC, confirmou que a explosão a bordo do INS Sindhurakshak ocorreu pela meia-noite local (20h de Lisboa), quando o submarino, alimentado por um sistema de propulsão diesel-eléctrica, se encontrava atracado no porto de Bombaim. O ministro lamentou a "perda de vidas entre o pessoal da Marinha" mas não adiantou informações sobre o que terá provocado a explosão. O submarino está parcialmente submerso.

"Há pessoas presas a bordo. Estamos a tentar resgatá-las. Não vamos desistir", acrescentou, por sua vez, o porta-voz da Marinha indiana, P.V.S. Satish, à agência Reuters.

O chefe de Estado-Maior da Marinha indiana, DK Joshi, diz que não há ainda inficações sobre o que terá acontecido. "Não sabemos o que provocou o incêndio ou as explosões", indicou o responsável numa conferência de imprensa citada pelo Times of India. Lamentando o sucedido, o responsável espera que haja sobreviventes. "Mas temos que nos preparar para o pior", admitiu.

Equipas de mergulhadores foram mobilizadas para o local. Marinheiros e civis que se encontravam fora do submarino e nas imediações do local da explosão e que ficaram feridos foram transportados para o hospital.

O acidente acontece após o lançamento do primeiro porta-aviões concebido e construído na Índia e quando se iniciam os ensaios para o primeiro submarino nuclear do país. Estes foram os passos mais recentes dados pela Índia para modernizar o seu equipamento militar, grande parte ainda da altura da antiga União Soviética.

O INS Sindhurakshak, adquirido pela Índia em 1997, tinha sido renovado e modernizado há um ano por uma empresa russa. Um porta-voz da sociedade russa Zviezdotchka, que procedeu à renovação do submarino, indicou à agência Ria Novosti que o equipamento estava "operacional" e que nenhum problema tinha sido detectado pela Marinha indiana após a entrega do submarino, em Janeiro deste ano.

"Os engenheiros da Zviezdotchka resolveram todos os problemas, depois de terem sido feitas algumas observações", no porto de Severodvinsk, no mar de Barents, no Árctico, disse um porta-voz dos estaleiros russos à AFP. Após a entrega do submarino à India, "não foi feita nenhuma reclamação".

Desconhece-se, para já, que tipo de armamento está a bordo do submarino. A empresa russa confirmou apenas que durante a renovação foi instalado um sistema de mísseis Club.

Um antigo comandante da Marinha indiana sublinhou à Reuters que junto ao local onde está localizado o submarino existem depósitos de combustível, hidrogénio e que a bordo estará armamento com explosivos. "Por isso, um pequeno erro ou um pequeno acidente pode originar um acidente enorme", observou Arun Prakash.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir