Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2013

MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Sisutec
Mais de 383 mil candidatos disputavam 239,7 mil vagas no ensino t�cnico. Matr�cula ser� realizada nesta quinta e sexta-feira.
MEC divulga a primeira chamada de aprovados no Sisutec
Foto: g1.globo.com

O Minist�rio da Educa��o disponibilizou na manh� desta quarta-feira (14) o resultado da primeira chamada do Sistema de Sele��o Unificada da Educa��o Profissional e Tecnol�gica (Sisutec). Para saber se foi aprovado, o candidato pode ir direto no site

sisutec.mec.gov.br/selecionados e ver a lista de aprovados em cada curso. Ele tamb�m pode de entrar no site sisutecaluno.mec.gov.br e inserir o n�mero de inscri��o e a senha do Exame Nacional do Ensino M�dio (Enem) de 2012. De acordo com o calend�rio, a matr�cula dever� ser feita na quinta (15) e sexta-feira (16).

S�o oferecidas 239.732 vagas gratuitas em cursos t�cnicos de diversas �reas. Segundo o ministro Aloizio Mercadante, 383.080 pessoas se inscreveram, em um total de 737.229 inscri��es (cada estudante pode fazer duas op��es de curso) - destas 523.448 vieram de escolas p�blicas.

O resultado da segunda convoca��o est� previsto para o dia 19, com matr�cula no dia 20. No dia 22, as vagas remanescentes estar�o dispon�veis no site do Pronatec. Neste caso, o estudante poder� concorrer tendo apenas conclu�do o ensino m�dio, mesmo que n�o tenha feito o Enem.

O processo seletivo ser� aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Sele��o Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para o ensino superior.

Neste semestre, as vagas s�o para 117 cursos t�cnicos com entre 800 e 1.200 horas de dura��o oferecidos por 586 institui��es. Quase 200 mil das 239,7 mil vagas oferecidas nesta edi��o do est�o em institui��es privadas. Juntas, as institui��es de ensino superior e as escolas t�cnicas particulares somam 197.343 vagas no processo seletivo lan�ado pelo Minist�rio da Educa��o, o equivalente a 82% das vagas.

Ades�o

O ministro da Educa��o Aloizio Mercadante considerou o balan�o final de inscritos "espetacular" para a primeira edi��o do Sisutec. "� um programa novo, � mais uma op��o para os estudantes que fazem o Enem e que j� se formaram no ensino m�dio. E o resultado � espetacular. N�s tinhamos em torno de 240 mil vagas e tivemos mais de 380 mil inscritos."

Ele disse que a espera um crescimento no n�mero de vagas na pr�xima edi��o do Sisutec, para o primeiro semestre de 2014, incluindo tamb�m vagas oferecidas em institui��es do Maranh�o.

O estado foi o �nico do Brasil que n�o participou da primeira edi��o do sistema. "Pode escrever a�: Mercadante garante que Maranh�o vai entrar na pr�xima edi��o. Maranh�o vai estar e vai estar com for�a", afirmou o ministro nesta ter�a.
Para Mercadante, o Brasil "quer estudar mais", e as pessoas t�m mais chances no futuro.

"Eu sempre digo, quem estuda escolhe o que vai ser. A pessoa que n�o estuda � escolhida ou n�o. O mercado de trabalho hoje est� aquecido, mas se voc� for estudar voc� melhora o seu curr�culo. Voc� melhora a sua carreira, voc� melhora o seu sal�rio."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir