Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-08-2013

Operação prende 25 suspeitos de comandar tráfico na Paraíba
Entre os presos, estão nove detentos presos em penitenciárias federais. Grupo é suspeito de formação de quadrilha, homicídios, entre outros.
Operação prende 25 suspeitos de comandar tráfico na Paraíba
Foto: www.folhadosertao.com.br

A Operação Scarface, realizada na manhã desta sexta-feira (16), prendeu 25 pessoas suspeitas de comandar o tráfico de drogas na Grande João Pessoa. De acordo com o delegado Allan Murilo Terruel, titular da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), dos mandados de prisão que foram cumpridos, nove foram contra detentos de presídios federais e 11 contra detentos dos presídios paraibanos do Sílvio Porto e Flósculo da Nóbrega, o Roger.

Um dos detentos presos está no presídio federal de Catanduvas, no Paraná, e comandava o tráfico de drogas na Paraíba através de informações repassadas pela mulher dele a criminosos no estado. Cinco pessoas presas na manhã de hoje estavam em liberdade. Ao todo, a operação pretende cumprir 30 mandados de prisão, sendo que cinco pessoas continuam foragidas.

O delegado explicou que as ações criminosas do bando iam além do tráfico de drogas. "O grupo tinha um perfil muito violento. Além do tráfico, eles ordenavam homicídios de rivais, de devedores com o grupo e vários outros delitos", esclareceu, completando que a prisão do vereador Arnóbio Gomes (PSL), na quarta-feira (14), foi um dos pontos iniciais para a operação. "As investigações indicam que o vereador não tem uma função de liderança dentro do grupo. No entanto, a prisão foi fundamental para desarticularmos esse grupo. Como já foi divulgado, a função do vereador era repassar informações privilegiadas de ações policiais a criminosos e atuar na venda de armas para o grupo".

Os presos na manhã desta sexta-feira foram levados para o Complexo Penitenciário Romeu Abrantes, o PB1 e PB 2. Já os detentos que receberam o cumprimento dos mandados de prisão foram transferidos, segundo o secretário da Administração Penitenciária Wallber Virgolino.

Um dos locais considerados críticos pelo secretário é o Presídio Sílvio Porto, por conta da destruição de alguns pavilhões durante rebeliões. "Os presos têm contato permanente e não há como fiscalizar o que eles conversam entre si. Por isso que, além dos mandados de prisão, pedimos também a transferência deles para dar mais segurança ao sistema penitenciário e desarticular o grupo", afirmou.

Segundo o delegado Allan Murilo Terruel, a polícia não descarta a possibilidade de pedir a prorrogação da prisão preventiva do vereador Arnóbio. "Vamos trabalhar para mostrar à Justiça toda a materialidade do envolvimento do vereador, assim como dos demais, no tráfico de drogas. Porém, caberá à Justiça prorrogar a prisão temporária ou até mesmo convertê-la em preventiva", disse.

"É necessário enfatizar que alguns dos detentos já estavam presos por outros crimes praticados. Com o avanço das investigações, conseguimos na Justiça o mandado de prisão por envolvimento deles no tráfico", ressaltou Allan Murilo Terruel.

Entre os crimes de que o grupo é suspeito está o tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico, homicídios e formação de quadrilha, de acordo com a polícia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir