Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-08-2013

"Economia está indo razoavelmente bem", diz Mantega
Projeções de estagnação no 2º semestre não têm fundamento, afirma. Segundo o ministro, investimentos seguem sendo retomados.

Foto: g1.globo.com

O ministro da fazenda Mantega avaliou que a economia brasileira está evoluindo "razoavelmente bem" e classificou como sem fundamento as análises que projetam que o crescimento do país irá desacelerar para 1% em 2014 e que o PIB ficará estagnado no 2º semestre.

"Realmente não tem fundamento nenhum", afirmou, acrescentando que os investimentos seguem sendo retomados e que melhorou a confiança e ânimo dos empresários em agosto.

"A economia está indo razoavelmente bem", avaliou o ministro. "O grande evento deste segundo semestre será as concessões, que irão dinamizar a economia brasileira", acrescentou, citando os leilões de rodovias, aeroportos, portos, petróleo e energia.

O mercado financeiro, por meio do último boletim Focus, baixou sua expectativa de alta para o PIB em 2013: de 2,24% para 2,21%. Para o ano que vem, a estimativa de expansão econômica recuou de 2,6% para 2,5%.

Dólar

Sobre o dólar, o ministro afirmou que a taxa de câmbio atual passa por um momento de volatilidade em razão das expectativas em torno da redução de estímulos do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) e que o patamar atual do dólar em relação ao real não é definitivo.

"Este câmbio não é definitivo", disse Mantega em entrevista, após participar de encontro com líderes empresariais na sede da CNI (Confederação nacional da Indústria), em São Paulo.

Gasolina

Com relação ao possível reajustes dos preços de combustíveis no país, Mantega afirmou que os ajustes de preços são periódicos, mas que não são anunciados com antecedência.

"A Petrobras tem um sistema de ajuste de preços e de convergência para os preços internacionais... Periodicamente haverá reajustes, esta é a regra, mas não anunciamos com antecedência", afirmou o ministro, que também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras.

O ministro destacou, porém, que nos últimos meses houve uma maior convergência dos preços praticados no mercado nacional e internacional. "Houve uma diminuição do preço do barril de petróleo", disse.

Nota de crédito do Brasil

Mantega disse ainda não acreditar num rebaixamento da nota de crédito do Brasil. "Não temo que possamos perder o grau de investimento mesmo porque estamos um grau acima", afirmou.

Em junho, a agência de risco Standard&Poors colocou a nota do Brasil em perspectiva negativa, ou seja, com possibilidade de ser rebaixada. "Como teremos um bom desempenho econômico e fiscal não há nenhuma razão para que tenhamos redução do nosso grau."

Leilões

Apesar de empresários terem questionado o ministro durante a reunião sobre a rentabilidade de leilões, Mantega garantiu que com as mudanças feitas nos projetos e com a melhoria dos custos de financiamento, as concessões serão atrativas. "Nossa estratégia é tornar estes leilões atrativos. A rentabilidade elevada vai atrair o setor privado que vai concorrer e definir a rentabilidade efetiva", disse.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir