Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2013

Em novo ato no Rio, professores em greve dizem temer serem demitidos
De acordo com a PM, cerca de 600 manifestantes participam do ato. Rua das Laranjeiras chegou a ser interditada.
Em novo ato no Rio, professores em greve dizem temer serem demitidos
Foto: g1.globo.com

Os professores e funcion�rios da rede p�blica de ensino se concentraram no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio, na tarde desta sexta-feira (16), para um novo protesto por melhores condi��es salariais e mudan�as estruturais. Eles seguiram, por volta das 16h30, para o Pal�cio Guanabara, sede do governo, na Rua Pinheiro Machado, onde chegaram pouco depois das 17h. Antes de sa�rem, alguns profissionais disseram ao G1 que est�o com medo de serem demitidos.

Segundo os membros do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educa��o, o secret�rio Wilson Rizolia afirmou que os funcion�rios est�o sendo regidos pelo c�digo 30, que marca falta na folha de ponto dos servidores ap�s dez dias consecutivos de aus�ncia no trabalho, e que, por isso, pode demitir os professores. "A categoria est� aterrorizada", disse um professor, que preferiu n�o se identificar.

A Rua das Laranjeiras chegou a ser interditada para a passagem dos cerca de 600 manifestantes, de acordo com a Pol�cia Militar. Dezoito policiais do 2� BPM (Botafogo) acompanharam a concentra��o e outros 60 mantiveram base no pal�cio.

Marta Morais, coordenadora-geral do Sindicato estadual dos professores (Sepe-RJ), disse que na �ltima audi�ncia do sindicato, realizada no dia 13 deste m�s, a categoria decidiu pela continuidade da paralisa��o, iniciada no dia 8.

Reivindica��es

Os professores pedem um aumento salarial de 15% e plano de carreira unificado para professores e funcion�rios. De acordo com dados da Secretaria de Educa��o, s�o 75 mil professores cadastrados na rede estadual. A Seduc, no entanto, afirma que apenas 0,5% dos funcion�rios aderiram � greve, e que nenhuma escola parou de funcionar.

A Secretaria de Educa��o considera a greve "inoportuna" e afirma que "os alunos est�o sendo prejudicados".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir