Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-08-2013

Manifestantes protestam no Museu de Arte do Rio
Boato de que o prefeito e o governador estariam participando de uma recep��o no museu levou cerca de 100 manifestantes � entrada da institui��o.
Manifestantes protestam no Museu de Arte do Rio
Foto: www.noticiasbr.com.br

Rio de Janiero - O boato de que o prefeito Eduardo Paes e o governador S�rgio Cabral estariam participando de uma recep��o no Museu de Arte do Rio (MAR), na Pra�a Mau�, zona portu�ria, levou cerca de 100 manifestantes � entrada da institui��o na noite desta quinta-feira, 15. Surpreendidos, policiais rapidamente cercaram o museu.

Paes e Cabral n�o estavam l�. Logo ap�s a chegada do grupo, um manifestante foi detido sob acusa��o de ter cuspido em um PM. O clima era de tens�o. Em seguida, o diretor do MAR, Paulo Herkenhoff, abandonou o encontro do comit� internacional de museus e desceu para dialogar com os manifestantes.

Muitos estavam com os rostos cobertos. Segurando um megafone emprestado por um militante, Herkenhoff prop�s um "pacto de n�o agress�o" para que a manifesta��o continuasse pacificamente.

No entanto, quando ele foi conversar com o PM que comandava a opera��o e sugeriu a retirada da barreira policial, a proposta n�o foi aceita. "Se quebrarem o museu, a responsabilidade � minha", disse o diretor. "Quem manda aqui sou eu. N�o posso autorizar", respondeu o policial, identificado como Major Belitardo.

Acusado por alguns manifestantes de ter enganado o grupo, Herkenhoff disse que ficaria junto deles at� o fim do protesto, colocando-se, pelo cargo que ocupa, como garantia de que n�o haveria viol�ncia. "N�o consegui que a pol�cia sa�sse. Se tiver g�s de pimenta, vai ter em mim tamb�m."

Logo em seguida outro manifestante foi detido. Um �ndio que tentou impedir a sa�da da viatura com o acusado foi arrastado por policiais. Herkenhoff agarrou-se ao �ndio, envolveu-se no tumulto e foi empurrado por PMs, mas n�o conseguiu impedir que ele fosse levado para dentro da barreira policial e algemado. Quando tentou passar, o diretor foi barrado, mesmo identificando-se.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir