Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-08-2013

CIA confirma base militar secreta "Área 51"
Documentos da CIA agora desclassificados confirmam pela primeira vez a existência da base militar secreta "Área 51", no Nevada, nos Estados Unidos, ativa nos anos 1950.
CIA confirma base militar secreta
Foto: www.abola.pt

Os documentos obtidos pela Universidade George Washington mostram a primeira referência oficial ao local criado pelo presidente Dwight Eisenhower, em plena Guerra Fria.

Esta é a primeira vez que tal acontece e o secretismo que envolvia a «Área 52» acabou por originar teorias de que se encontravam escondidos no local extraterrestres e restos de OVNI. Uma das famosas histórias é o Caso Roswll, que defendia que os restos de uma nave extraterrestre que se tinha despenhado em Roswell, em julho de 1947, tinham sido transportados para aquela base.

Contudo, a «Área 51» servia para experiências e testes ao avião militar U-2, que tinha grande autonomia e capacidade de voar a grandes altitudes, evitando qualquer meio de deteção.

A base militar deixou de ser segredo ao longo dos anos, mas como os EUA nunca admitiram a existência da base foram sendo alimentadas outras teorias sobre ela.

Outra delas dava conta de experiências sobre tolerância à radiação efetuadas em prisioneiros de guerra japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, ante do lançamento das bombas atómicas em Hiroshina e Nagazaki, no Japão, em agosto de 1945.

Os documentos agora relevados mostram que os primeiros testes com o referido avião U-2 começaram em agosto de 1955, tendo também decorrido ensaios com os aparelhos A-12 e D-21. Os militares escolheram na altura uma zona do deserto de sal, denominada Groom Lake, para os referidos estudos.

Essa mesma zona tinha sido utilizada durante a Segunda Guerra Mundial para armazenamento da artilharia aérea.

Os referidos U-2 tinham como objetivo vigiar a União Soviética e os países da cortina de ferro, na sequência da Guerra Fria.

Os documentos dão, ainda, conta, de operações com aquele aparelho sobre a Índia, entre 1962 e 1967, e sobre a China, em 1962.

Apesar de a «Área 51» estar desativada há vários anos, aquela zona continua vedada e o espaço aéreo fechado a aviões civis.

Fonte: www.abola.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir