Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 19-08-2013

No próximo domingo, celulares da região ganham mais um dígito
No próximo domingo, quem fizer ligações para celulares com DDD 13 (Baixada Santista), deverá colocar na frente do número o dígito 9.
No próximo domingo, celulares da região ganham mais um dígito
Foto: www.folhapaulistana.com.br

A mudança, que atende a uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visa ampliar os recursos de numeração dos telefones, para atender a demanda de novos usuários. O nono dígito foi acrescentado nos celulares de DDD 11 (64 municípios do Estado, incluindo São Paulo) em julho de 2012 e será implementado em todo o País até o fim de 2016, conforme cronograma estipulado pela Anatel.
Além do DDD 13, terão de usar o dígito 9 os clientes de operadoras de telefonia móvel das áreas de registro 12, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 – todas no Estado de São Paulo. A partir de 27 de outubro, a mudança ocorrerá também para os celulares das áreas 21, 22 e 24 (Estado do Rio de Janeiro) e 27 e 28 (Espírito Santo). No momento da discagem, o nono dígito deverá ser acrescentado na hora de ligar para telefones móveis, independentemente do local de origem da chamada.

Adaptação

De acordo com a Anatel, após o dia 25 de agosto, por 40 dias, as ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas, para adaptação das redes e dos usuários. Depois disso, as chamadas feitas com oito dígitos para números que tenham recebido o nono dígito serão interceptadas. O usuário será orientado pela operadora a usar a nova numeração. As mensagens SMS e MMS também não serão enviadas, se forem usados apenas oito dígitos.

Transcorridos 100 dias da data, nas chamadas feitas com oito dígitos para celulares que tenham recebido o nono dígito, o usuário ouvirá a mensagem de número inexistente, sem qualquer orientação sobre a nova forma de discagem.

Fonte: www.atribuna.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir