Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-08-2013

Gabinete do premiê britânico estava "a par" de brasileiro detido
Porta-voz não confirmou se David Cameron em pessoa foi informado. David Miranda foi detido e interrogado no aeroporto de Heathrow.
Gabinete do premiê britânico estava
Foto: g1.globo.com

Um porta-voz do gabinete do primeiro-ministro britânico, David Cameron, disse nesta terça-feira que o gabinete estava "a par" da decisão de deter o brasileiro David Miranda, companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que revelou o esquema de espionagem eletrônica do governo americano.

Miranda foi detido e interrogado no último domingo no aeroporto de Heathrow pela Scotland Yard, a polícia metropolitana de Londres. Ele voltava de uma viagem de Berlim e fazia uma escala de duas horas na capital britânica.

O porta-voz do gabinete do premiê, entretanto, não confirmou se Cameron foi ele próprio informado sobre a operação.

Nesta terça-feira, o brasileiro afirmou que vai entrar com um processo contra o governo do Reino Unido para impedir que a polícia examine os dados de seu laptop e equipamentos eletrônicos que foram confiscados.

O repórter de Assuntos Domésticos da BBC, Danny Shaw, disse que o processo tem o apoio moral do jornal britânico The Guardian.

O Ministério do Interior da Grã-Bretanha defendeu, por outro lado, a ação da polícia de Londres para deter o brasileiro.

Um porta-voz do Ministério disse que a polícia tem "obrigação de proteger as pessoas e a segurança nacional", e que aqueles que se opõem a isso precisam "refletir sobre o que estão consentindo".

"Se a polícia acredita que um indivíduo está em posse de dados roubados altamente sensíveis que possam ajudar o terrorismo, então ela precisa agir, e a lei fornece uma estrutura legal para ela fazer isso", disse o porta-voz.

O ministério disse ainda que o inquérito policial sobre o caso está em andamento, e que não pretende se manifestar sobre pontos específicos do episódio.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir