Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2013

Crise nuclear em Fukushima se agrava; China se diz em "choque"
A crise nuclear japonesa chegou ao pior est�gio desde o tsunami que danificou a usina de Fukushima, em mar�o de 2011, e autoridades disseram nesta quarta-feira temer que haja vazamento de �gua contaminada em mais tanques de armazenamento.
Crise nuclear em Fukushima se agrava; China se diz em
Foto: visao.sapo.pt

A Ag�ncia Internacional de Energia At�mica (AIEA, um �rg�o da ONU) disse ver "com seriedade" a situa��o em Fukushima, e se mostrou disposta a ajudar se for chamada.

A China se disse em "choque" por saber que a �gua radiativa continua vazando da usina, e pediu ao Jap�o que forne�a informa��es "de maneira expedita, minuciosa e acurada".

"Esperamos que o lado japon�s possa dar seriamente passos efetivos para colocar um fim ao impacto negativo dos efeitos posteriores do acidente nuclear de Fukushima", disse a chancelaria chinesa em nota enviada por fax � Reuters em Pequim.

O chefe de gabinete do governo japon�s, Yoshihide Suga, qualificou a situa��o como "deplor�vel", e a Autoridade de Regula��o Nuclear afirmou temer que o desastre --o pior acidente nuclear desde a explos�o de Chernobyl, na Ucr�nia, em 1986-- esteja "sob alguns aspectos" al�m da capacidade de rea��o da Tepco, empresa operadora da usina.

A Tepco, como � conhecida a Tokyo Electric Power Co, � criticada por n�o ter se preparado adequadamente contra o desastre, e � acusada de ter tentado acobertar a dimens�o dos problemas na usina. Ap�s meses de negativas, a Tepco recentemente admitiu que o mar est� recebendo �gua contaminada que vaza das valas cavadas entre os edif�cios dos reatores e a praia.

Na ter�a-feira, a empresa relatou que um dos tanques est� deixando vazar �gua com alto teor de radia��o, no mais grave problema em uma s�rie de incidentes recentes, que inclui apag�es, contamina��o de trabalhadores e outros vazamentos.

A ag�ncia nuclear japonesa disse estar preocupada com vazamentos de outros tanques semelhantes, constru�dos �s pressas para receber a �gua usada no resfriamento dos reatores danificados.

Shunichi Tanaka, presidente da ag�ncia nuclear japonesa, comparou a situa��o da usina a um trem-fantasma.

"� como uma casa mal assombrada, os infort�nios continuam acontecendo um depois do outro", afirmou ele a jornalistas. "Precisamos ver como podemos reduzir os riscos e como evitar que esse se torne um incidente fatal ou s�rio."

(Reportagem adicional de Kentaro Hamada, Olivier Fabre e Chris Meyers, em T�quio; Ben Blanchard, em Pequim; Kim Miyoung, em Seul; Fredrik Dahl, em Viena; e Kate Kelland, em Londres)

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir