Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2013

Decisão da ANS de suspender venda de mais de 200 planos é anulada
A ANS proibiu 21 operadoras de vender 212 planos de saúde, mas a Justiça impediu punições a três delas, que oferecem maioria dos planos suspensos.
Decisão da ANS de suspender venda de mais de 200 planos é anulada
Foto: www.portaldailha.com.br

A Justiça anulou a decisão da Agência Nacional de Saúde, que tinha suspendido a venda de mais de 200 planos. A ANS terá de rever os critérios de avaliação das operadoras punidas.

O Bom Dia Brasil mostrou a dificuldade de clientes com mais de 59 anos para conseguir um plano de saúde.

Outras denúncias foram encaminhadas para a ANS: recusa no pedido de atendimento médico e atraso nas consultas, exames e cirurgias.

As denúncias se repetem e preocupam a Agência Nacional de Saúde. Idosos que não conseguem contratar ou renovar planos de saúde. Em seis meses, a agência recebeu 206 denúncias. No ano passado, foram 424 reclamações.

Na terça-feira (20), o Bom Dia Brasil mostrou que corretoras se recusam a vender planos de saúde, quando o cliente tem mais de 59 anos. Por telefone, uma corretora disse que a culpa era das operadores dos planos. "Eles suspenderam as vendas através de corretores, tem que ser na própria agência mesmo", disse.

O diretor-presidente da ANS lembra que a lei não tolera qualquer tipo de discriminação. "A operadora poderá ser punida com multas e até ter ser encaminhada pra um dos procedimentos mais gravosos que a agência tem", declara André Longo Araújo de Melo, diretor-presidente da ANS.

Por causa de denúncias variadas, como recusa para realizar procedimentos médicos e prazo de atendimento, a ANS proibiu 21 operadoras de vender 212 planos de saúde até a próxima avaliação da agência, daqui a três meses. Mas uma decisão judicial do Tribunal Regional Federal da Segunda Região impediu punições a três operadoras, que oferecem a maioria dos planos suspensos.

A ANS disse que não foi notificada da decisão judicial e que a inspeção do atendimento é essencial para a proteção dos consumidores. A Federação Nacional de Saúde Suplementar, que reúne parte das operadoras, disse que há falhas no monitoramento por parte da ANS.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir