Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2013

Corte egípcia ordena que Hosni Mubarak seja solto
Ex-presidente pode ser colocado em liberdade nos próximos dias. Segundo fontes, não há mais justificativas legais para sua detenção.
Corte egípcia ordena que Hosni Mubarak seja solto
Foto: diariodigital.sapo.pt

Uma corte egípcia ordenou nesta quarta-feira (21) a soltura do ex-presidente Hosni Mubarak, segundo fontes judiciais e de segurança. Com isso, ele pode deixar a prisão nos
próximos dias, já que não há mais justificativas legais para sua detenção.

Um advogado disse à Reuters que Mubarak poderá ser solto na quinta-feira.
Mubarak, de 85 anos, está sendo novamente julgado por uma acusação de ordenar o assassinato de manifestantes durante a revolta que resultou na queda dele, em 2011, mas já cumpriu a prisão preventiva máxima nesse caso.

Mubarak foi colocado em liberdade condicional à espera de um julgamento em um caso de corrupção na segunda-feira (19), mas permanecia detido por causa de outra acusação.

O Egito vive o mais sangrento conflito interno da sua história moderna, com uma violenta repressão das forças de segurança contra ativistas que protestam contra a deposição do presidente islâmico Mohamed Morsi, que foi derrubado em 3 de julho pelas Forças Armadas, após intensos protestos da oposição.

Mubarak e seu ministro do Interior foram condenados à prisão perpétua no ano passado por não terem impedido a morte de manifestantes durante os protestos que o derrubaram. Mas recursos da promotoria e da defesa farão com que o julgamento seja repetido, e ele poderá aguardar em liberdade.

Mubarak não compareceu pessoalmente às audiências judiciais de sábado e segunda-feira. Ele está detido na penitenciária de Tora, na zona sudoeste da capital -- mesmo lugar para onde membros da Irmandade Muçulmana foram levados depois do movimento militar que derrubou Mursi.

A possível libertação de Mubarak deve causar ainda mais agitação no mais populoso país árabe, onde 850 pessoas já morreram, incluindo 70 policiais e soldados, desde que as forças do governo provisório dissolveram com violência dois acampamentos de partidários de Mursi no Cairo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir