Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2013

RJ: Câmara Municipal pode ser desocupada nesta quarta-feira
Os sete manifestantes que ocupam a Câmara Municipal do Rio de Janeiro há 12 dias podem ser retirados ainda nesta quarta-feira do local.
RJ: Câmara Municipal pode ser desocupada nesta quarta-feira
Foto: estadao.br.msn.com

Uma decisão do desembargador Fernando Fernandy Fernandes autoriza até mesmo a utilização de força policial para desocupar o local, alegando que o patrimônio público está em perigo com a ocupação.

Em declaração à imprensa, um dos ocupantes que se auto denomina Amarildo, disse que o grupo vai resistir sem violência e caso a polícia entre para forçar a desocupação, os manifestantes pretendem sair de cabeça erguida. "Ainda estamos esperando que nossos advogados consigam uma liminar que casse a decisão do desembargador, porque estamos aqui por uma causa política", disse.

A partir das 14h há sessão ordinária da Câmara e a intenção do presidente da Casa, Jorge Felipe, é que a Câmara volte ao normal a partir de hoje. Os manifestantes pedem a saída de quatro membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus que não assinaram a petição para a instalação da mesma e ocupam os postos-chave da comissão como a presidência e a relatoria, como Chiquinho Brazão e Professor Uóston, do PMDB.

A oposição, liderada pelo vereador do PSOL, Eliomar Coelho, ainda vai tentar uma manobra esta tarde para tentar mudar a CPI. A primeira sessão está marcada para amanhã e os vereadores querem ouvir o atual secretário de transportes, Carlos Roberto Osório, e seu antecessor, Alexandre Sansão.

Esperando a desocupação, os manifestantes já passaram para o lado de fora da Câmara os mantimentos e cobertores que receberam como doação. Cerca de 50 manifestantes acampam na área externa do prédio em apoio aos ocupantes. "Como a polícia tem exagerado na violência nas últimas manifestações, queremos evitar violência contra as pessoas que nos apoiam do lado de fora, por isso, não vamos reagir caso a retirada seja efetivada", informou o ocupante.

A partir do meio-dia os advogados dos ocupantes se reúnem no Fórum com o desembargador para tentar tornar sem efeito a decisão de desocupação da Câmara Municipal. Há duas semanas, uma outra decisão da Justiça autorizava a ocupação alegando que "não se poderia retirar o povo da casa do povo".

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir