Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2013

Manning quer viver como mulher e chamar-se Chelsea
Soldado que passou informa��o � Wikileaks quer ser sujeito a tratamento hormonal.
Manning quer viver como mulher e chamar-se Chelsea
Foto: AFP

Bradley Manning, o soldado norte-americano condenado na quarta-feira a 35 anos de pris�o por passar documentos secretos � Wikileaks, quer viver daqui para a frente como mulher e chamar-se Chelsea. "Sou a Chelsea Manning. Sou uma mulher", disse o soldado de 25 anos que foi julgado pela autoria da maior fuga de informa��o de sempre nos EUA.

Em declara��es ao programa Today, do canal norte-americano NBC, Manning contou que desde a inf�ncia que se sentia mulher. A confiss�o foi feita atrav�s de um comunicado que foi lido naquele programa matinal. O soldado que passou 700 mil documentos da diplomacia norte-americana � Wikileaks acrescenta que pretende agora fazer tratamento hormonal e consumar a mudan�a de sexo. "Face ao que sinto e senti desde a inf�ncia, quero come�ar um tratamento hormonal logo que poss�vel. Espero que me apoiem nesta transi��o."

Na Wikipedia, quem pesquisar neste momento pelo nome do soldado vai parar a uma p�gina que tem Bradley no endere�o, mas cujo t�tulo j� remete para Chelsea.

O gosto de Manning por homens n�o era segredo na base de opera��es no Iraque onde o soldado esteve colocado, entre 2009 e 2010, e onde obteve os documentos que entregou � Wikileaks. E o facto de se sentir mulher acabou por emergir durante o julgamento militar a que foi sujeito. Isto porque a defesa do soldado, que enfrentou um pedido de 60 anos de pris�o por parte da acusa��o, quis demonstrar que Manning tinha sido basicamente abandonado pelos seus superiores, tentando com isso argumentar que s� produziu a fuga de informa��es porque ningu�m o deteve. E ao tra�ar o perfil psicol�gico de Manning, a defesa revelou um homem com problemas psicol�gicos e com d�vidas sobre a identidade sexual.

Ali�s, na Internet, Manning libertara-se desses constrangimentos sexuais atrav�s de uma identidade falsa: Breanna Manning era o seu alter-ego em redes sociais como o Twitter, por exemplo.

Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir