Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-08-2013

Ternos de vereador causam polêmica na Câmara de Foz do Iguaçu
Cores fortes, bolinhas e até super-heróis chamam a atenção nas sessões. Outro parlamentar pretende apresentar projeto para restringir modelos.
Ternos de vereador causam polêmica na Câmara de Foz do Iguaçu
Foto: g1.globo.com

Os ternos usados pelo vereador Paulo Rocha (PSB) têm causado polêmica na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O parlamentar participou das últimas sessões usando cores fortes, bolinhas, bolas de futebol e até estampas de super-heróis como o Homem Aranha. Incomodado com o "exagero", o vereador Hermógenes de Oliveira (PMDB) adiantou que está concluindo um projeto que limita os tons da roupa usada em plenário. A proposta de ser apresentada em setembro.

Rocha foi eleito em 2012 com 3.691 e justifica que a opção pelos paletós nada convencionais tem a intenção de "tornar o ambiente mais leve". Além de abusar das cores e estampas, ele promete não repetir os modelos em nenhuma das cinco sessões ordinárias do mês. "A gente trabalha em um ambiente carregado que exige usar uma coisa diferente para quebrar o gelo. Não existe nada que impeça", comentou. O regimento interno exige apenas que os vereadores usem "traje de passeio".

Quanto ao desempenho como parlamentar, o vereador garante que pretende marcar o primeiro mandato pela atuação. "Vai ser uma corrida boa, mas o que vai ficar mais famoso é o meu trabalho", aponta. Desde o início do ano, Rocha apresentou três projetos: o que altera o tempo de pronunciamento dos vereadores, o que cria o Dia Municipal do Colono e o que dispõe sobre a obrigatoriedade de vagas de estacionamento gratuitas em bancos e hospitais.

Para alguns vereadores, no entanto, os modelos espalhafatosos não condizem com a seriedade da atividade parlamentar. "O que está acontecendo nesta Casa de Leis é uma brincadeira. O vereador vindo de joaninha, de Homem Aranha, é um desrespeito à população. Não podemos brincar com a cara dos munícipes. Não podemos estar vestidos de palhaços", aponta
Oliveira. Já outros, como a vereadora Anice Gazzaoui (PT), não veem nada de errado na escolha das roupas feita por Rocha. "Ele está usando seu direito de liberdade de expressão", diz. De acordo com o presidente na Câmara, José Carlos da Silva (PMN), a proibição depende de alteração do regimento interno.

Os ternos são feitos por Agenor Miranda, alfaiate há 40 anos. Ele já foi vereador de Foz do Iguaçu por dois mandatos, entre 1988 e 1996. "Na minha época eu não usava nada assim tão chamativo, mas o que importa não é como os vereadores se vestem, mas a forma como trabalham", defende. Além de chamar a atenção, a polêmica também garantiu novos clientes a Miranda, que cobra R$ 200 para produzir cada paletó. "Já está surgindo efeito sim."

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir