Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-08-2013

Tribunal diz que Bo Xilai admitiu ter "certa responsabilidade" por peculato
Ex-l�der do partido comunista est� sendo julgado na China. Ele se declarou "envergonhado" com o caso.
Tribunal diz que Bo Xilai admitiu ter
Foto: g1.globo.com

O ex-l�der do Partido Comunista chin�s, Bo Xilai, admitiu neste s�bado (24) ter "certa responsabilidade" sobre o desvio de dinheiro p�blico estimados em cinco milh�es de yuans (US$ 800 mil), que terminaram em uma conta banc�ria de sua mulher, de acordo com a France Presse.

Bo nega as acusa��es de peculato e outros encargos, crimes pelos quais tamb�m responde. No tribunal de Jinan, ele disse que era "descuidado" com o dinheiro.

"Eu sinto que devo assumir alguma responsabilidade pelo fato de esse dinheiro ter ido para a conta (banc�ria) de Gu Kailai. Eu estou envergonhado", falou. "Eu era muito descuidado, eram fundos do Estado ", disse, de acordo com a transcri��o do julgamento fornecida pelo tribunal.

Este � o terceiro dia de julgamento de Bo Xilai no Tribunal Intermedi�rio de Jinan, no lesta da China. Antes de admitir parte da responsabilidade sobre o desvio de dinheiro, Bo atacou o depoimento da sua mulher, Gu Kailai, condenada � morte pelo assassinato do empres�rio brit�nico Neil Heywood.

As acusa��es alegam que o Bo se apropriou de verbas p�blicas para pagar os estudos de Bo Guagua, que frequentou a exclusiva escola privada brit�nica Harrow. Ap�s passar seus primeiros anos universit�rios em Harvard, o ca�ula de Bo agora � estudante da Universidade de Columbia, em Nova York.

No entanto, para escapar dessa acusa��o, Bo alegou que quem pagava os estudos de seu filho era sua esposa, que, como advogada, teria dinheiro suficiente para isso.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir