Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-08-2013

Estados Unidos quebraram acordo e grampearam a ONU, diz revista
A Ag�ncia de Seguran�a Nacional (NSA) dos Estados Unidos grampeou a sede da Organiza��o das Na��es Unidas, em Nova York, segundo reportagem publicada neste domingo pelo seman�rio alem�o �Der Spiegel�.
Estados Unidos quebraram acordo e grampearam a ONU, diz revista
Foto: www.paraiba.com.br

A �ltima de uma s�rie que demonstrou como foram interceptadas informa��es de dezenas de institui��es e pa�ses. As revela��es poder�o aumentar a tens�o entre Washington e seus aliados.

Em meados de 2012, especialistas da NSA conseguiram invadir o sistema de videoconfer�ncias da ONU e decodificaram seu sistema criptogr�fico, de acordo com um documento mencionado pela revista, em que o feito � comemorado com uma interjei��o: "O tr�fego de dados nos d� videoconfer�ncias internas das Na��es Unidas (oba!)".

A partir da�, afirma a reportagem, a organiza��o americana de espionagem conseguiu "uma melhora dram�tica" na capacidade de angariar e decifrar dados que circulam internamente na ONU, fazendo com que a quantidade de comunica��es decodificadas pulasse de 12 para 458, num intervalo de apenas tr�s semanas. Numa ocasi�o, um agente secreto chin�s chegou a ser detectado na rede de comunica��es das Na��es Unidas.

A quest�o se torna ainda mais delicada ao se levar em conta que os Estados Unidos haviam assinado um acordo pelo qual se comprometiam a n�o realizar a��es secretas na sede da ONU, que fica em Nova York.

Com base naquele e em outros documentos secretos americanos obtidos atrav�s do ex-t�cnico da CIA e da NSA Edward Snowden, "Der Spiegel" revelou novos alvos do sistema de espionagem americano. De acordo com a publica��o, a ag�ncia de Intelig�ncia visava � Uni�o Europeia e ao bra�o para assuntos nucleares da ONU, a Ag�ncia Internacional de Energia At�mica (AIEA), sediada em Viena.

Os arquivos confidenciais mostram que a NSA continuou a espionar a delega��o da Uni�o Europeia em Nova York ap�s ela ter se mudado, no segundo semestre de 2012, para um novo endere�o (no anterior, j� houvera den�ncias de escutas). Entre os documentos copiados dos computadores da NSA por Snowden, constam planos da miss�o da UE, sua infraestrutura de tecnologia da informa��o e seus servidores.

O novo edif�cio da UE em Nova York recebia da NSA o codinome de Apalache, e a embaixada comunit�ria em Washington, o de Magothy. A ag�ncia americana recorreu a v�rus para se infiltrar nos equipamentos de telecomunica��o de ambos os n�cleos, copiou os dados em discos r�gidos e aproveitou o estabelecimento de uma rede privada virtual (VPN) entre as sedes para bisbilhot�-las.

"Quando perdemos o acesso a um dos dois lados, podemos reav�-lo atrav�s da VPN do outro lado. Fizemos isso em v�rias ocasi�es quando nos expulsaram do Magothy", explica uma circular interna da NSA.

Os arquivos mostram, ainda, que a NSA coordena um programa de grampo em mais de 80 embaixadas e consulados no mundo inteiro, chamado Servi�o Especial de Coleta. Essa opera��o, que na maioria dos casos era feita sem o conhecimentos dos pa�ses anfitri�es, tinha sedes em Frankfurt e em Viena. "A vigil�ncia � intensa e bem organizada e tem pouco ou nada a ver com o combate a terroristas", concluiu "Der Spiegel".

O interesse da NSA nas Na��es Unidas n�o � um fato in�dito, embora n�o se soubesse at� agora que sua sede e sua rede de videoconfer�ncias haviam sido violadas. No m�s passado, veio � tona que a NSA espionara pa�ses-membros do Conselho de Seguran�a da ONU em 2010 - incluindo o Brasil - antes da vota��o das san��es contra o Ir�, por causa do programa nuclear do pa�s do Oriente M�dio. O objetivo era saber como votariam os integrantes do �rg�o. A informa��o foi revelada pela revista "�poca", que teve acesso a documentos da ag�ncia americana.

Fonte: www.paraiba.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir