Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-08-2013

Promotores pedem pena "rigorosa" para Bo em julgamento com ares de melodrama
O julgamento pelos crimes de corrup��o e abuso de poder do ex-dirigente chin�s Bo Xilai foi conclu�do nesta segunda-feira com um pedido dos promotores para uma pena "rigorosa".
Promotores pedem pena
Foto: www.portugues.rfi.fr

Ap�s cinco dias de uma audi�ncia que at� o �ltimo momento teve caracter�sticas pr�prias de um melodrama.

A audi�ncia terminou no Tribunal Intermedi�rio de Jinan sem que tivesse sido emitido um veredicto, que ser� divulgado em uma data que ainda n�o foi determinada.

Em suas alega��es finais, os promotores consideraram que foi comprovada a responsabilidade do ex-secret�rio-geral do Partido Comunista de Chongqing e reivindicaram que Bo seja "punido duramente", pois seus crimes s�o "extremamente graves" e ele n�o admitiu sua culpa.

"O acusado cometeu crimes extremamente graves e se negou a admitir sua culpa. N�o h� raz�es legais para um veredicto compassivo, ele tem que ser punido seriamente de acordo com a lei", afirmou a acusa��o, segundo uma transcri��o divulgada pelo tribunal na internet.

O julgamento gerou uma enorme expectativa no pa�s e foi o primeiro a ser parcialmente transmitido pela internet na China. Bo � acusado de aceitar subornos dos empres�rios Xu Ming e Tang Xiaolin no valor de US$ 3,5 milh�es, e tamb�m pelo desvio de cinco milh�es de iuanes (US$ 800 mil) de recursos p�blicos.

Concretamente, durante a audi�ncia se soube que Xu pagou por um chal� comprado na Fran�a pela esposa de Bo, Gu Kailai, assim como v�rias passagens de avi�o, uma moto el�trica e as despesas do cart�o de cr�dito do filho do casal, Bo Guagua.

Por�m, as den�ncias mais graves contra o ex-dirigente est�o relacionadas com abuso de poder. Bo � acusado de ter tentado encobrir a autoria de Gu Kailai do assassinato em novembro de 2011 do empres�rio brit�nico Neil Heywood, em um esc�ndalo que foi revelado quando o bra�o direito de Bo, Wang Lijun, buscou asilo em um consulado americano em fevereiro de 2012.

Bo negou as acusa��es a todo custo durante todo o julgamento.

O ex-dirigente afirmou que confessou os crimes contra sua vontade, enquanto ainda era investigado, porque tinha "a esperan�a de salvar minha perman�ncia no Partido e continuar minha carreira pol�tica".

Nos dias anteriores, Bo classificou como "mentiras" os diferentes testemunhos e chegou a chamar sua esposa - que prestou um depoimento em v�deo - de "louca". Apresentou uma explica��o digna do melhor melodrama sobre os motivos da fuga de Wang Lijun para o consulado americano de Chengdu.

"A verdadeira raz�o", segundo Bo, foi que "como ele mesmo (Wang) confessou, tinha sentimentos por Gu Kailai. Estava sendo consumido por esses sentimentos e n�o podia se controlar. Ele confessou isso a Gu Kailai por meio de uma carta".

Durante essa declara��o, "eu apareci de repente", disse Bo, que acrescentou que seu antigo homem de confian�a "conhece minha personalidade. Ele invadiu minha fam�lia, minhas emo��es mais b�sicas. � a raz�o real pela qual tentou pedir asilo".

Gu e Wang "tinham uma rela��o muito especial", insistiu o antigo dirigente. "Eu estava muito incomodado".

Em sua �ltima declara��o perante o tribunal, imediatamente antes de o juiz Wang Xuguan encerrar a audi�ncia, o ex-dirigente pediu desculpas por "n�o ter conduzido bem minha fam�lia e meus subordinados. Pe�o perd�o ao partido e ao povo".

Al�m disso, admitiu que foi negligente na supervis�o de Guagua e na hora de perceber as contribui��es de Xu Ming em suas despesas.

Bo se declarou disposto a aceitar uma investiga��o sobre sua responsabilidade parcial na hora de impelir Wang Lijun a procurar asilo, mas rejeitou taxativamente as acusa��es de corrup��o e da tentativa de encobrir a responsabilidade de sua esposa na morte de Heywood.

Apesar de n�o ter sido estipulada uma data para o veredicto, ele poder� ser anunciado em semanas ou dias.

As autoridades chinesas t�m pressa para dar um fim a esse esc�ndalo, o maior na pol�tica do pa�s nas �ltimas d�cadas. A partir de outubro vai acontecer a reuni�o anual do Partido Comunista, onde se espera o an�ncio de grandes reformas econ�micas.

Ningu�m d�vida que Bo ser� declarado culpado, mas a grande d�vida � sobre qual ser� sua senten�a. Os promotores podem ter dado hoje uma pista. EFE

Fonte: br.noticias.yahoo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir