Categoria Policia  Noticia Atualizada em 26-08-2013

Dono de plantação de maconha fez cursos de cultivo da erva na Holanda
Ele tinha 450 pés da droga em estufas climatizadas em Campinas. Suspeito participou como jurado em um curso de produtores naquele país.
Dono de plantação de maconha fez cursos de cultivo da erva na Holanda
Foto: g1.globo.com

O comerciante de 33 anos preso em flagrante com 450 pés de maconha em sofisticada estrutura de plantio em Campinas (SP) admitiu à Polícia Civil ter feito cursos de aperfeiçoamento em técnicas de produção da planta na Holanda, além de ter sido jurado em um concurso de produtores naquele país.

Em depoimento à polícia, ele afirmou que é dono das instalações, atuando como produtor independente, sem ligação com o tráfico de drogas, e que "excepcionalmente" realizava vendas, além de presentear os amigos com a droga. Um bilhete foi encontrado no caderno de anotações que continha relatos como: "Nunca fiz mal a ninguém, mas pela proibição, posso ser mais um refém na mão de um promotor".

Apreensões

Entre os itens apreendidos pela polícia na chácara que fica dentro do condomínio Clube dos Médicos no bairro Notre Dame, área nobre da cidade, estão uma caixa de chá de maconha importada, além do crachá de juiz da 25º Copa Anula da Maconha em Amsterdam. Ele permanece preso até esta segunda-feira (26) na cadeia anexa ao 2º Distrito Policial.

A polícia encontrou também embalagens, equipamentos para armazenar o entorpecente, medidores de precisão, cilindros de oxigênio para o cultivo da erva, máquina fotográfica com imagens detalhadas das fases de desenvolvimento da planta, computador e sete aparelhos celulares.

Além dos 450 pés de maconha devidamente etiquetados de acordo com as variedades da planta, foram encontrados sacos com maconha seca, haxixe e sementes de diversas espécies. A Polícia Militar apreendeu ainda R$ 6,6 mil, 25 euros, 100 coroas dinamarquesas e 16 dólares.

Carta

Além de estufas climatizadas onde permaneciam pelo menos 20 variedades da erva, a Polícia Militar localizou uma carta na qual o autor faz críticas sociais: "Se for me por atrás da grade, eu vou me aliar a quem? Ao sistema falido, a qualquer partido político de crime...

Qualquer um é tudo igual. Eles só querem o bem de quem está a seu lado", consta na anotação escrita a mão.

Estufas climatizadas

Os policiais chegaram até a chácara por meio de denúncia anônima. Na propriedade, havia duas estufas climatizadas escondidas dentro de cômodos da casa, além de uma estufa convencional do lado de fora da residência e uma segunda área aberta, do tamanho de uma piscina, onde havia outras centenas de pés de maconha. No interior do imóvel, também havia um espaço reservado para secar, prensar e embalar a droga.

O comerciante detido teria admitido à PM ser o dono da plantação e relatou que começou a cultivar para o consumo próprio e, em seguida, começou a venda para amigos. De acordo com polícia, as drogas apreendidas na chácara seriam a primeira safra do suspeito. Outros dois homens foram detidos com o suspeito, mas liberados em seguida por não terem envolvimento.

Segundo a Polícia Civil, eles eram amigos de infância do comerciante que tinha os chamado para ajudar na colheita.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir