Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-08-2013

Padilha recomenda a médicos não sentirem vergonha da falta do idioma
Apesar do incentivo, o ministro destacou que os médicos inscritos no programa também serão avaliados pelo seu desempenho ao se comunicar em português.
Padilha recomenda a médicos não sentirem vergonha da falta do idioma
Foto: noticias.portalbraganca.com.br

"Não sintam vergonha de não saber falar português": Foi o que disse ontem o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, ao receber os profissionais de saúde estrangeiros que chegaram ao Brasil no fim de semana para participar do Programa Mais Médicos. A maior parte dos inscritos veio de Cuba, Espanha, Argentina e Uruguai. "Eu já atendi a vários povos de comunidades indígenas sem falar a língua deles. Muitos dos meus colegas também voltaram sem saber falar nenhuma palavra em línguas indígenas. Salvei vidas. Eles salvaram vidas", disse o ministro. "Se não estivéssemos lá, muitas vidas não teriam sido salvas".

Em um auditório dentro do campus da Universidade de Brasília (UnB), da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), o grupo de médicos alojado na capital federal participou de cerimônia de abertura do programa. Desde ontem, e por três semanas, os profissionais que estão na cidade passarão por espécie de curso, antes de serem enviados para as cidades do Interior ou áreas carentes em que há falta de médicos brasileiros. As aulas também começaram em outras sete cidades: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza.

Os médicos estrangeiros que forem considerados aptos, receberão registro profissional provisório para começar a trabalhar no município que for determinado, a partir de 16 de setembro. Apesar de descartar que o idioma é ponto fundamental para que a profissão possa ser exercida, Padilha destacou que os médicos também serão avaliados pelo seu desempenho ao se comunicar em português. De acordo com o ministro, também serão convocados profissionais das regiões beneficiadas pelos programas para proferir palestras aos médicos estrangeiros. (das agências de notícias)

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir