Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 27-08-2013

Novo foguete do Japão falha em decolagem
O primeiro foguete novo do Japão em 12 anos não conseguiu decolar nesta terça-feira, o que pode ser um golpe na esperança do país de obter uma fatia maior na multibilionária indústria de lançamento de satélites.
Novo foguete do Japão falha em decolagem
Foto: AFP

Esse foi o segundo revés para o foguete Epsilon este mês. Um lançamento anterior foi adiado por causa de uma falha de computador. Nenhuma explicação foi divulgada de imediato sobre o problema desta terça-feira, ou quando o lançamento pode ser tentado novamente.

A contagem regressiva no Centro de Lançamento de Uchinoura foi transmitida ao vivo pela Internet, com comentários em inglês e em japonês. Mas, ao final da contagem regressiva, nada aconteceu.

A Jaxa, agência espacial do Japão, disse depois que o lançamento foi interrompido ao faltar 19 segundos. A mídia japonesa disse que uma "irregularidade" foi detectada.

O foguete de três estágios Epsilon, nomeado como a quinta letra do alfabeto grego, tem de 24,4 metros de altura, cerca de metade do tamanho do muito utilizado foguete japonês H2A. Ele pesa 91 toneladas e tem sido apontado como uma nova alternativa de baixo custo.

O foguete foi programado para lançar um telescópio ao espaço para a observação do sistema solar.

Analistas disseram que não estava imediatamente claro qual impacto o fracasso teria sobre as ambições do Japão em lucrar com a indústria internacional de lançamento de satélites.

"Este era o primeiro voo e já foi adiado uma vez e agora será adiado novamente", disse Yukihiro Kumagai, analista da Jefferies & Co Securities, em Tóquio.

"Inevitavelmente, isso irá levantar algumas questões, mas no geral, é pouco provável que tenha muita influência", acrescentou, observando que o Epsilon não está programado para outro voo até 2015.

(Reportagem de Elaine Lies)

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir