Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-08-2013

Justiça mantém prisão preventiva de técnico acusado de estuprar pacientes em hospital
Brivaldo Francisco Xavier Junior teve seu pedido de revogação negado. Brivaldo é acusado de ter estuprado pelo menos duas vítimas no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio.
Justiça mantém prisão preventiva de técnico acusado de estuprar pacientes em hospital
Foto: radioitaperunafm.com

O juízo da 27ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro negou o pedido de revogação da prisão preventiva do técnico em enfermagem Brivaldo Francisco Xavier Junior, acusado de ter estuprado pelo menos duas vítimas no Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio, em junho deste ano. Ainda na decisão, está mantida a audiência de instrução e julgamento (AIJ) para o dia 3 de outubro. A denúncia contra o técnico em enfermagem foi feita pelo Ministério Público e o processo corre em segredo de justiça no TJRJ.

Entenda o caso

A primeira paciente que registrou boletim de ocorrência na 17ª DP (São Cristóvão) contou à polícia que sofreu os abusos dentro do CTI do Hospital Quinta D’Or, no início de maio. Segundo ela, a primeira vez aconteceu um dia depois de passar por uma cirurgia. Ela disse que não pediu ajuda porque ainda estava sob efeito de sedativos e, por isso, ficou em dúvida sobre o que havia ocorrido.

A segunda vez, de acordo ela, aconteceu três dias depois durante um banho. Foi quando decidiu contar para a família.

A segunda paciente a denunciar o técnico de enfermagem por abuso é uma idosa de 66 anos, que está em tratamento contra um câncer e também esteve internada no CTI da unidade. Os abusos teriam sido cometidos no período entre 14 e 17 de fevereiro deste ano. Depois, a idosa foi submetida a uma cirurgia, quando teria sido novamente abusada.

A idosa, que já está em casa, foi ouvida pela polícia, já que está debilitada e não pode comparecer à delegacia. Segundo a polícia, ela reconheceu o técnico de enfermagem e disse, em depoimento, que relatou os abusos sexuais aos médicos do hospital, mas, segundo ela, nenhuma providência foi tomada.

Funcionário demitido

O hospital Quinta D’Or confirmou ter recebido denúncia de uma paciente, que disse ter sido tocada de maneira imprópria, e abriu procedimento para apurar o caso. Segundo o hospital, o técnico em enfermagem quebrou o protocolo de atendimento ao ficar sozinho com a paciente durante o banho.

Os procedimentos de higiene, de acordo com Quinta D’Or, devem ser realizados por dois profissionais. Por esse motivo, o hospital informou que demitiu o funcionário por justa causa.

(*) Com informações do TJRJ e Agências

Fonte: radioitaperunafm.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir