Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-08-2013

Bombeiros confirmam mortes em desabamento na Zona Leste de SP
At� as 10h, seis mortos foram retirados dos escombros. Bombeiros ainda procuravam por v�timas.
Bombeiros confirmam mortes em desabamento na Zona Leste de SP
Foto: www.bahianoticias.com.br

Pelo menos seis pessoas morreram no desabamento de um pr�dio ocorrido na manh� desta ter�a-feira (27) na regi�o de S�o Mateus, na Zona Leste de S�o Paulo. A informa��o foi confirmada �s 11h pelo Corpo de Bombeiros. O desabamento total do pr�dio de dois pavimentos ocorreu por volta das 8h30, na Avenida Mateo Bei, pr�ximo � Avenida Maria Cursi. A estimativa � que cerca de 35 pessoas estavam na obra de constru��o de uma loja da rede Torra Torra no momento do acidente - a maioria delas oper�rios. Segundo a Subprefeitura de S�o Mateus, antes do in�cio da obra, um posto de gasolina funcionava no local.

At� as 11h, pelo menos 21 pessoas haviam sido socorridas - a maior parte delas com ferimentos de intensidade leve e moderada. Uma das v�timas, em estado grave, foi levada para o Hospital das Cl�nicas. No hor�rio, os bombeiros ainda procuravam por outras v�timas sob os escombros - esse n�mero pode chegar a dez. Uma v�tima soterrada mantinha contato com os bombeiros por celular no hor�rio. Ela relatava dor - as pernas ficaram presas nos escombros.

Em nota, o Magazine Torra Torra informou que o im�vel n�o era de propriedade da rede. Segundo a empresa, havia um contrato de loca��o do pr�dio e a rede s� assumiria o im�vel finalizadas as obras estruturais pelo propriet�rio - o nome dele n�o foi informado.

"O Magazine Torra Torra n�o tem nenhuma responsabilidade sobre a parte de engenharia civil. No momento, uma empresa de engenharia contratada pelo Magazine Torra Torra realizava uma avalia��o sobre as condi��es de uso do pr�dio. Caso esse laudo t�cnico fosse positivo, atestando a seguran�a estrutural, a rede ent�o faria o acabamento para abrigar mais uma unidade. Ressalte-se que o Torra Torra somente entraria com a loja no local, com esse aval t�cnico. Este � um cuidado que o Magazine Torra Torra toma em todas as lojas da rede, devidamente avaliadas quanto � seguran�a estrutural, de acordo com engenheiros, para receber nossos empreendimentos", informa o texto.

Casas e pelo menos tr�s carros que estavam nas ruas em volta do pr�dio foram atingidos pelo concreto que cedeu. No hor�rio, 23 carros dos bombeiros, 69 homens, dois helic�pteros e dois c�es de salvamento trabalhavam no resgate das v�timas.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tr�fego (CET), a Avenida Mateo Bei estava interditada em ambos os sentidos na altura do n�mero 2.221, desde as 9h15. A CET recomenda aos motoristas que evitem trafegar pela regi�o.

De acordo com Palumbo, a obra come�ou h� tr�s meses - a laje tem cerca de 400 metros quadrados. "H� ind�cios de que alguma coisa n�o andou bem", disse Palumbo em entrevista � GloboNews. Segundo ele, houve um "colapso estrutural de uma laje", abalando a estrutura do pr�dio.

"Agora � um trabalho demorado, de muita cautela, porque, para fazer a retirada das v�timas que est�o debaixo dos escombros, a gente precisa de muita t�cnica e muita paci�ncia", explicou o capit�o. Ele considera o trabalho "bem cr�tico".

Os bombeiros orientam os familiares de oper�rios da obra que se dirijam ao centro de opera��o montado no local para obter informa��es oficiais sobre as v�timas resgatadas no acidente.

A obra dever� passar por per�cia da Pol�cia T�cnico-Cient�fica para apurar as causas do desabamento. Segundo o major Anderson Lima, dos bombeiros, nenhuma das v�timas resgatadas relatou ter ouvido uma explos�o ou cheiro de g�s natural. Elas afirmam que houve um colapso estrutural.

Por volta das 10h, a Defesa Civil j� havia iniciado o isolamento da �rea no entorno do desabamento paraa avalia��o de danos causados a im�veis vizinhos. Quatro fam�lias tiveram de deixar suas casas para o trabalho de vistoria dos agentes.

Equipes da Cong�s, da Eletropaulo e da Sabesp davam suporte a toda a opera��o no local do acidente. O caso ser� registrado no 49� Distrito Policial, em S�o Mateus. Um delegado foi at� o local para acompanhar o resgate das v�timas.

�nibus e desvios
Na �rea interditada circulam 22 linhas de �nibus e duas de tr�lebus, segundo a S�o Paulo Transporte (SPTrans). Os coletivos realizam desvios por vias pr�ximas para atender os usu�rios. O trajeto realizado pelo tr�lebus, que n�o podem ser desviados, era feito por �nibus convencionais por volta das 9h30.

Os ve�culos que trafegam pela Avenida Mateo Bei, sentido Centro, s�o desviados pela Avenida Maria Corisa, Rua �ngelo de Candia e Rua Paul�nio Corsi. No sentido bairro, o desvio � feito pela Rua Paul�nio Corsi, Rua Jo�o Gouveia Francisco, Avenida Maria Corsi, regressando � Avenida Mateo Bei.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir