Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-08-2013

Eduardo Saboia compara situação de senador boliviano ao DOI-Codi
A presidente Dilma reagiu e disse que não há nenhuma similaridade. Novo ministro das Relações Exteriores assume o cargo nesta quarta (28).
Eduardo Saboia compara situação de senador boliviano ao DOI-Codi
Foto: www.noticiasbr.com.br

Daqui a pouco toma posse o novo ministro das Relações Exteriores. A primeira missão é resolver o impasse com a Bolívia. Nesta terça-feira (27), a presidente Dilma reagiu à polêmica em torno da fuga do senador.

O diplomata que ajudou nessa operação se prepara para responder ao processo, aberto pelo Ministério das Relações Exteriores. E, em uma rede social, pediu apoio. A comissão de sindicância terá dois meses para concluir as investigações.

Desde que estourou a crise diplomática, foi a primeira declaração do embaixador da Bolívia no Brasil. Jerjes Talavera afirmou que a Bolívia não fez vista grossa na passagem do comboio que levou o senador boliviano até o Brasil. Disse que os dois carros usados percorreram tranquilamente os 1.600 quilômetros porque tinham placa do corpo diplomático.

O embaixador falou que a Bolívia aguarda uma posição oficial do Brasil, e não descarta um pedido de extradição de Roger Pinto Molina, que está hospedado na casa do advogado.

O novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Figueiredo, assume o cargo nesta quarta-feira (28). A expectativa é de que ele fale sobre a crise gerada pela vinda do senador Pinto Molina ao Brasil e dê uma resposta ao governo da Bolívia.

O Ministério das Relações Exteriores abriu processo contra o diplomata Eduardo Saboia, que assumiu a responsabilidade pela operação de fuga. A comissão de sindicância terá até 60 dias para concluir as investigações. Em uma entrevista dada no domingo (25), Saboia comparou a situação de Pinto Molina, que estava há quase 15 meses asilado na embaixada em La Paz, a dos presos políticos e torturados na época da ditadura militar do Brasil.

"Eu me sentia como se eu tivesse o DOI-Codi ao lado da minha sala de trabalho. É um confinamento prolongado sem perspectivas e sem o verdadeiro empenho para solucionar", declara Eduardo Saboia.

A presidente Dilma, que falou nesta terça-feira (27) pela primeira vez sobre o caso, rebateu. "Nós não estamos em situação de exceção, não há nenhuma similaridade. Eu estive no Doi-Codi, eu sei o que é o DOI-Codi. E asseguro a vocês: é tão distante o DOI-Codi da embaixada brasileira lá em La Paz, como é distante o céu do inferno, literalmente isso", declara Dilma Rousseff.

O advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, disse que o senador boliviano terá que fazer um novo pedido de asilo. E que o asilo diplomático, que ele conseguiu no ano passado, não vale mais, porque se limitava à embaixada brasileira, em La Paz.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir