Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-08-2013

Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir situação da Síria
Embaixadores dos 5 países membros permanentes se encontraram em NY. Eles examinam projeto britânico de resolução para ação em Damasco.
Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir situação da Síria
Foto: g1.globo.com

Os embaixadores dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança (EUA, França, Reino Unido, Rússia e China) se encontram reunidos nesta quarta-feira (28), em Nova York, para examinar um projeto britânico de resolução sobre a Síria, informaram os diplomatas.

O primeiro-ministro britânico David Cameron anunciou nestaa quarta que Londres apresentou uma resolução condenando o ataque químico na Síria e que autoriza medidas necessárias para proteger os civis, incluindo o uso de força militar.

"A reunião do P5 - os cinco membros permanentes - está em curso", afirmou um diplomata sob anonimato. "Será apresentada a proposta britânica".

O vice-chanceler russo Vladimir Titov sinalizou que a Rússia se opõe ao projeto, e disse que o Conselho de Segurança da ONU deve esperar que os inspetores de armas da organização apresentem seu relatório sobre o suposto ataque químico na Síria antes de considerar uma possível resposta militar.

A pressão internacional sobre o regime de Assad aumenta, após um suposto ataque químico que, segundo a oposição, matou centenas de pessoas em subúrbios da capital, Damasco, na semana passada, em meio à guerra civil que devasta o país há mais de dois anos.

O governo sírio nega a autoria do ataque.

Cresce a expectativa que os EUA e seus aliados, já preparados, lancem um ataque contra alvos do regime sírio, mesmo sem o aval do Conselho de Segurança, no qual Rússia e China têm poder de veto.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir