Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-08-2013

IGP-M desacelera alta para 0,15% em agosto
Movimento foi favorecido pela desacelera��o da alta dos pre�os no atacado e da constru��o.
IGP-M desacelera alta para 0,15% em agosto
Foto: img.cenariomt.com.br

S�o Paulo - O �ndice Geral de Pre�os-Mercado (IGP-M) subiu 0,15 por cento em agosto, ante eleva��o de 0,26 por cento em julho, favorecido pela desacelera��o da alta dos pre�os no atacado e da constru��o, informou a Funda��o Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

O resultado foi igual � mediana de 26 proje��es em pesquisa Reuters, cujas estimativas variaram de 0,06 a 0,25 por cento.

Em 12 meses o IGP-M acumula alta de 3,85 por cento. Em rela��o � segunda pr�via de agosto, entretanto, houve ligeira acelera��o, ap�s alta de 0,11 por cento no per�odo.

O �ndice de Pre�os ao Produtor Amplo (IPA), que mede a varia��o dos pre�os no atacado e responde por 60 por cento do �ndice geral, teve alta de 0,14 por cento em agosto, ante avan�o de 0,30 por cento em julho.

J� o �ndice de Pre�os ao Consumidor, com peso de 30 por cento no �ndice geral, avan�ou 0,09 por cento, ap�s varia��o negativa de 0,07 por cento no m�s anterior.

O �ndice Nacional de Custo da Constru��o (INCC), por sua vez, registrou eleva��o de 0,31 por cento, desacelerando ante alta de 0,73 por cento na apura��o de julho.

O IGP-M � utilizado como refer�ncia para a corre��o de valores de contratos, como os de energia el�trica e aluguel. Ele calcula as varia��es de pre�os no per�odo entre os dias 21 do m�s anterior e 20 do m�s de refer�ncia.

Diante de um cen�rio de infla��o ainda elevada mas tamb�m de dificuldades de crescimento, o Comit� de Pol�tica Monet�ria (Copom) do Banco Central decidiu na quarta-feira elevar a taxa b�sica de juros Selic em 0,50 ponto percentual, para 9 por cento ao ano.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir